Traçar objetivos e buscar parcerias são algumas das atitudes a serem tomadas
Uma estratégia utilizada no e-commerce comum a empresas de qualquer porte e segmento é a promoção. Apostar nesse tipo de ação pode trazer excelentes resultados, como aumento nas vendas, divulgação do negócio e fidelização de clientes. Mas, criar uma promoção exige alguns cuidados, não é simplesmente pegar um produto ali, outro aqui, chutar uma porcentagem de desconto e contar com a boa sorte.
Traçar objetivos, escolher produtos estrategicamente e buscar parcerias são algumas das atitudes a serem tomadas.
Para que sua loja virtual tire o máximo de proveito dessas ações, confira abaixo 10 dicas para realizar uma promoção de sucesso:
1 PLANEJE-SE COM ANTECEDÊNCIA
Trace seus planos com antecedência ? pelo menos dois meses antes do evento ? para entender suas possibilidades e prevenir prejuízos no caminho.
2 DEFINA SEUS OBJETIVOS
A promoção só tem sentido quando aliada às suas metas. Escolha, pelo menos, um dos objetivos a seguir: Aumentar o volume de vendas; Conquistar novos clientes; Fidelizar clientes antigos; Aumentar o tíquete médio de vendas; Liquidar estoque; Divulgar um produto, marca ou a própria loja.
3 APRENDA COM SEUS CONCORRENTES
Em quais técnicas eles estão apostando? Qual será o diferencial da minha promoção em relação à deles? Como posso trazer uma experiência nova para os consumidores?
4 ESTIPULE DATAS
Tenha bem claro e definido o período da promoção e de cada ação. Não se esqueça de divulgar as datas de início e fim da promoção.
5 SELECIONE OS PRODUTOS
A escolha de produtos não pode, de forma alguma, ser aleatória. Ela deve ser condizente com seus objetivos.
Objetivo: Alavancar vendas; Limpar estoque; Oferecer preço baixo; Promover e divulgar; Aumentar tíquete-médio.
Tipo de produto: Produtos com baixa saída; Produtos datados ou modelos antigos; Produtos com baixo valor de custo; Produtos novos; Produtos complementares ou de alto custo
6 BUSQUE PARCERIAS
Formar parcerias pode poupar gastos e turbinar a sua promoção. Para isso, busque negociar com fornecedores de produtos, serviços de entrega, empresas que podem oferecer brindes ou prêmios e canais de divulgação.
7 ESTABELEÇA UM ORÇAMENTO
Analise a situação da sua empresa e estabeleça quanto você pode investir na ação promocional. Determine valores para: contratação de serviços, divulgação da ação, entregas e manutenção do site.
8 ENVOLVA SEUS FUNCIONÁRIOS
Para que tudo saia como planejado, prepare a equipe interna. O número de funcionários é suficiente para as necessidades da ação? O atendimento está preparado para esclarecer dúvidas dos clientes? A equipe sabe como proceder diante de eventuais problemas? A mecânica e as regras da promoção estão claras para todos?
9 PROMOVA GRANDES DESCONTOS PARA ABRIR ESPAÇO NO ESTOQUE
Se a intenção é alavancar a venda de um item ? produto datado, troca de coleção, baixa saída – invista em mecânicas de preços competitivos: queima de estoque; oferta relâmpago; desconto progressivo.
10 APOSTE EM LANDING PAGES
Organize seus produtos em oferta em uma única página e direcione os cliques de seus anúncios e campanhas diretamente para ela. As landing pages podem aumentar em até 80% as taxas de conversão.
11 FORTALEÇA SEUS CANAIS DE ATENDIMENTO
É importante que você esteja preparado para o aumento de dúvidas e para solucionar rapidamente problemas que podem surgir durante as promoções. Invista em multicanais como: chat online, redes sociais, telefone, aplicativos mobile (Whatsapp, Viber), e-mail etc.
Fonte: Revista Wide