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11 dicas para uma promoção de sucesso

Traçar objetivos e buscar parcerias são algumas das atitudes a serem tomadas

Uma estratégia utilizada no e-commerce comum a empresas de qualquer porte e segmento é a promoção. Apostar nesse tipo de ação pode trazer excelentes resultados, como aumento nas vendas, divulgação do negócio e fidelização de clientes. Mas, criar uma promoção exige alguns cuidados, não é simplesmente pegar um produto ali, outro aqui, chutar uma porcentagem de desconto e contar com a boa sorte.

Traçar objetivos, escolher produtos estrategicamente e buscar parcerias são algumas das atitudes a serem tomadas.

Para que sua loja virtual tire o máximo de proveito dessas ações, confira abaixo 10 dicas para realizar uma promoção de sucesso:

1 PLANEJE-SE COM ANTECEDÊNCIA

Trace seus planos com antecedência ? pelo menos dois meses antes do evento ? para entender suas possibilidades e prevenir prejuízos no caminho.

2 DEFINA SEUS OBJETIVOS

A promoção só tem sentido quando aliada às suas metas. Escolha, pelo menos, um dos objetivos a seguir: Aumentar o volume de vendas; Conquistar novos clientes; Fidelizar clientes antigos; Aumentar o tíquete médio de vendas; Liquidar estoque; Divulgar um produto, marca ou a própria loja.

3 APRENDA COM SEUS CONCORRENTES

Em quais técnicas eles estão apostando? Qual será o diferencial da minha promoção em relação à deles? Como posso trazer uma experiência nova para os consumidores?

4 ESTIPULE DATAS

Tenha bem claro e definido o período da promoção e de cada ação. Não se esqueça de divulgar as datas de início e fim da promoção.

5 SELECIONE OS PRODUTOS

A escolha de produtos não pode, de forma alguma, ser aleatória. Ela deve ser condizente com seus objetivos.

Objetivo: Alavancar vendas; Limpar estoque; Oferecer preço baixo; Promover e divulgar; Aumentar tíquete-médio.

Tipo de produto: Produtos com baixa saída; Produtos datados ou modelos antigos; Produtos com baixo valor de custo; Produtos novos; Produtos complementares ou de alto custo

6 BUSQUE PARCERIAS

Formar parcerias pode poupar gastos e turbinar a sua promoção. Para isso, busque negociar com fornecedores de produtos, serviços de entrega, empresas que podem oferecer brindes ou prêmios e canais de divulgação.

7 ESTABELEÇA UM ORÇAMENTO

Analise a situação da sua empresa e estabeleça quanto você pode investir na ação promocional. Determine valores para: contratação de serviços, divulgação da ação, entregas e manutenção do site.

8 ENVOLVA SEUS FUNCIONÁRIOS

Para que tudo saia como planejado, prepare a equipe interna. O número de funcionários é suficiente para as necessidades da ação? O atendimento está preparado para esclarecer dúvidas dos clientes? A equipe sabe como proceder diante de eventuais problemas? A mecânica e as regras da promoção estão claras para todos?

9 PROMOVA GRANDES DESCONTOS PARA ABRIR ESPAÇO NO ESTOQUE

Se a intenção é alavancar a venda de um item ? produto datado, troca de coleção, baixa saída – invista em mecânicas de preços competitivos: queima de estoque; oferta relâmpago; desconto progressivo.

10 APOSTE EM LANDING PAGES

Organize seus produtos em oferta em uma única página e direcione os cliques de seus anúncios e campanhas diretamente para ela. As landing pages podem aumentar em até 80% as taxas de conversão.

11 FORTALEÇA SEUS CANAIS DE ATENDIMENTO

É importante que você esteja preparado para o aumento de dúvidas e para solucionar rapidamente problemas que podem surgir durante as promoções. Invista em multicanais como: chat online, redes sociais, telefone, aplicativos mobile (Whatsapp, Viber), e-mail etc.

Fonte: Revista Wide

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