24 termos que você deve saber antes de iniciar o projeto do seu site

24 termos que você deve saber antes de iniciar o projeto do seu site

Elaboramos esta lista acessível e de fácil compreensão com terminologias frequentemente utilizadas no desenvolvimento de sites, para ajudá-lo a mergulhar no seu projeto com total segurança. Iremos explorar 24 termos relacionados a sites que, muito provavelmente, surgirão ao longo de seu projeto de criação de sites.

É importante destacar que, embora a maioria dos termos seja amplamente reconhecida, alguns podem apresentar variações sutis entre diferentes agências.

Como uma agência especializada em desenvolvimento web, nosso papel é guiar nossos clientes por esse vocabulário em constante ampliação e transformação do universo dos sites, assegurando que mantenham uma perspectiva clara e focada em atingir seus objetivos.

Estes são alguns dos termos que você irá nos ver utilizando:

1. Web Design Personalizado

Um web design criado do zero para atender às necessidades específicas de uma empresa ou indivíduo. Esta abordagem de web design não depende de temas pré-fabricados.

Somos uma agência especializada em criar sites personalizados e grandes defensores dessa abordagem. Ele permite que você crie uma experiência única de marca, totalmente otimizada para usabilidade, mecanismos de pesquisa e conversões. Também é escalável, para que você possa evoluir seu site e sua presença digital para aproveitar novas oportunidades.

2. Templates de sites

Um template de site é um modelo de site pré-construído disponível para compra muito utilizado em plataformas de sites como Wix, WordPress.

Normalmente desaconselhamos os clientes a comprar temas de sites, pois eles são muito engessados. Os temas são difíceis de personalizar e quase impossíveis de crescer ao longo do tempo, o que os torna uma escolha ineficiente no longo prazo.

3. Web design responsivo

Web design responsivo uma abordagem que cria sites que respondem ao tamanho do dispositivo do usuário. Este é um padrão da indústria e praticamente um dado adquirido para designs web personalizados

Em termos de processo de design e desenvolvimento, o web design responsivo normalmente começa com versões para desktop que são então reduzidas para resoluções móveis.

4. Design mobile-first

Web design mobile-first é uma abordagem que prioriza a experiência do usuário móvel.

Isso significa que os sites são projetados tendo em mente primeiro as necessidades e preferências dos usuários móveis e, em seguida, ampliadas para tamanhos de dispositivos maiores. Pense em dispositivos móveis primeiro como o processo tradicional de design responsivo invertido.

5. Design de experiência do usuário (UX)

O design UX é o processo de melhorar a usabilidade, acessibilidade e experiência geral do site.

Parece abstrato, certo?

E é, em grande medida. Tudo influencia a experiência do usuário, desde a navegação até a consistência na aparência e até mesmo na cópia dos botões. Um bom design UX analisa todos os elementos do seu design para garantir que sejam intuitivos, valiosos e envolventes para o usuário.

6. Design de interface do usuário (IU)

UI design é o design de interfaces gráficas de usuário – em outras palavras, todos os elementos que seus usuários verão, incluindo cores, tipografia, gráficos em movimento e animação, imagens e assim por diante.

O design da sua UI deve incorporar a identidade visual da sua marca.

7. Usabilidade

Usabilidade é um termo que descreve o quão intuitivo um site é para o usuário.

É a consequência do planejamento da experiência do usuário (UX). Bom design UX = boa usabilidade do site.

8. Funcionalidade

Funcionalidade refere-se aos recursos e funções de seu site.

Pense nas funções mais simples, como formulários de contato e caixas de assinatura, bem como em funcionalidades mais complexas, como logins de contas de usuário e preços dinâmicos.

9. Sistema de gerenciamento de conteúdo (CMS)

Um CMS é um aplicativo da web que permite aos usuários gerenciarem conteúdo no site sem nenhum conhecimento de programação. É aqui que seu site será desenvolvido, e onde você poderá modificá-los ou criar novos conteúdos.

Aqui na WSWD Web e Design utilizamos o WordPress como plataforma CMS.

10. Jornada do usuário

A jornada do usuário é um caminho que os visitantes percorrem ao usar um site.

Ele ajuda você a visualizar como orientar seu usuário desde o momento em que ele acessa seu site, passando pelas páginas principais até o ponto de conversão.

11. Funil de conversão

Um funil de conversão é uma série de páginas e experiências que levam os visitantes a realizarem uma ação desejada em um site.

Esta ação pode ser “solicitar um orçamento” se você for uma empresa baseada em serviços como nós ou comprar um item online se você for uma empresa de comércio eletrônico.

Compreender e otimizar o conteúdo do seu funil de conversão pode ajudá-lo a aumentar as conversões.

12. Navegação

Navegação refere-se às páginas ou menus que permitem aos usuários navegarem por um site e encontrar o que procuram. Geralmente é usado como sinônimo de menu que você normalmente encontra no cabeçalho de um site ou atrás de um menu de “hambúrguer”.

Uma navegação limpa e simplificada é essencial para jornadas e experiências do usuário sem atritos.

13. Chamada à ação (CTA)

Um CTA é um elemento utilizado no desenvolvido do site, como um botão ou link, que incentiva os usuários a agirem.

O objetivo dos CTAs é sempre orientar os usuários em direção a um objetivo ou ação desejada.

14. Copy

 Copy refere-se ao conteúdo e ao texto usados ​​em um site.

Isso pode incluir informações e descrições sobre a empresa e serviços, descrição de um produto ou conteúdo geral da página. Independentemente de sua natureza, a copy é crucial para reter e interagir com os usuários.

15. Front-end

O front-end de um site é a área que pode ser visualizada pelos visitantes externos.

Do design e conteúdo da página à navegação e funcionalidade, a estrutura de front-end de um site orienta a experiência e a interface do usuário.

16. Back-end

O back-end de um site é a área de administração de um site reservada aos seus desenvolvedores, administradores e membros da equipe, que podem entrar para editar, gerenciar e atualizar páginas.

O back-end é onde a mágica realmente acontece, com tudo acontecendo, desde a simples entrada de dados até a codificação complexa.

17. Arquitetura da Informação

Arquitetura da informação refere-se a como as informações são organizadas em um site ou produto.

Pense nisso como uma receita de livro de receitas, onde os ingredientes são substituídos por uma organização hierárquica de páginas e recursos de navegação.

18. Wireframe

Um wireframe é uma maquete de baixa fidelidade de uma página ou produto. Ele tende a ser usado como a primeira etapa no web design antes que o design visual e a codificação sejam adicionados, a fim de permitir que desenvolvedores e clientes visualizem a experiência do usuário sem a distração da estética.

19. Acessibilidade na Web

Acessibilidade na Web é um conjunto de diretrizes e práticas recomendadas que melhoram a experiência do usuário de um site para pessoas com deficiência.

Adicionar texto alternativo à imagem e projetar o site para facilitar a navegação pelo teclado são apenas alguns exemplos de como melhorar a acessibilidade do site.

20. Hero

A seção principal é normalmente o primeiro elemento que os visitantes veem quando acessam uma página do site, também conhecida como seção “acima da dobra”.

Usado para transmitir o propósito do site, o Hero costuma ser o aspecto mais atraente da IU.

21. Rodapé

Como o próprio nome sugere, um rodapé aparece na parte inferior de um site.

Este elemento pode funcionar como um diretório para links internos e externos, bem como conter informações de contato, avisos de privacidade e/ou quaisquer outras informações importantes.

22. Espaço em Branco

Os designs de sites limpos e minimalistas utilizam ao máximo os espaços em branco, mas o que é exatamente?

Também conhecido como espaço negativo, o espaço em branco é o espaço vazio que fica entre os elementos ou seções. O espaço em branco pode organizar e simplificar um site, mudando o foco para os elementos na tela.

23. Favicon

Os favicons podem ser considerados variações do logotipo. Eles são pequenos ícones que aparecem próximos ao título da sua página em um navegador.

Um favicon não apenas torna mais fácil para alguém alternar entre as guias do navegador, mas também atua como um ponto de contato útil para marcas que desejam ampliar o conhecimento de sua marca.

24. Elementos fixos (Sticky Elements)

Seja um menu ou um CTA, os elementos pegajosos irão segui-lo através de um site como um chiclete grudado em um sapato.

O elemento fixo rolará ao lado do usuário do site, melhorando e agilizando as jornadas do usuário com as opções de navegação disponíveis, ao mesmo tempo que oferece suporte ao funil de conversão do site.

Espero que essa lista ajude você a entender melhor alguns termos utilizados durante o processo de desenvolvimento de seu site.

Se você quer dar os primeiros passos no mundo digital com um site para sua empresa ou mesmo melhoras a experiência em seu site atual, entre em contato conosco.

Adoraríamos conversar com você sobre seu projeto

Ligue para: (32) 98404-9447