7 tendências no e-commerce para os próximos anos

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A experiência do usuário é o foco principal desta nova era do comércio eletrônico. Cada vez mais, o e-commerce deixará de ser apenas um canal de vendas para se tornar um ambiente que promove o prazer do consumo. Nos próximos anos, veremos uma revolução no modo como as empresas e os consumidores se vão relacionar no online. Confira as principais tendências que vão impactar o e-commerce:

1 – Entregas no mesmo dia: elas se têm tornado um grande diferencial competitivo para o e-commerce. Apesar de agradar os clientes, é uma ação que exige um novo “mindset logístico”, como a descentralização dos Centros de Distribuição (CDs);

2 – Novas modalidades de entrega: uma nova leva de meios logísticos deve ganhar força no mercado, como os drones, que já estão tornando as entregas mais rápidas e possíveis a qualquer momento do dia. Empresas como a Amazon já estão testando os drones no mercado norte-americano;

3 – Criptomoedas: é uma tendência cada vez mais disseminada, visto que o valor de mercado do Bitcoin, a mais famosa das criptomoedas, valorizou significativamente nos últimos anos. Existe uma série de benefícios para quem compra e para quem vende online utilizando criptomoedas, como o custo da transação, a velocidade da recepção, a ampliação das fronteiras devido às transações internacionais e a segurança;

4 – Omnicanalidade: os consumidores desejam encontrar cada vez menos barreiras entre o online e o offline. Quem apostar nesta tendência estará à frente da concorrência. Um estudo realizado pela Deloitte mostrou que os clientes que transitam entre os canais gastam 82% a mais do que aqueles que utilizam tradicionalmente apenas um ponto de contato. Por isso, a integração entre os ambientes físicos e virtuais deverá popularizar-se nos próximos anos;

5 – Automatização do atendimento: segundo pesquisa, realizada pela Microsoft, 93% dos consumidores já utilizaram ferramentas de autoatendimento, 98% espera que as empresas ofereçam soluções de autoatendimento online, e 93% já encontrou a informação que procurava pela internet. Indica que o atendimento por meio de canais como “FAQs” ou chatbots deverá crescer;

6 – M-commerce: a expansão dos dispositivos móveis está a impulsionar as vendas por esses meios. Considerando que o pagamento via smartphones e tablets ficará ainda mais popular à medida que os consumidores se sentirem mais confortáveis, essa é uma tendência que não deve parar de crescer;

7 – Crescimento dos marketplaces: no Brasil, o estudo “Panorama dos Marketplaces”, realizado pela Precifica, mostra que o número de lojistas que atuam em comércios virtuais passou de 7,4 mil em setembro de 2017 para 14,2 mil em setembro de 2018, um crescimento de 90,7%. Considerando o fato de que 61% desses vendedores opera em marketplaces há menos de um ano, os marketplaces ainda têm muito espaço para crescer.

Oportunidades de negócio surgem a partir de um olhar atento e voltado para as necessidades humanas. Compreender demandas, hábitos, expectativas e sentimentos é fundamental a empreendedores de qualquer setor, principalmente no comércio eletrônico. Ao passo a que novas tecnologias e funcionalidades surgem, o consumidor torna-se mais exigente. E os rápidos avanços “obrigam” as estratégias a mudarem de modo igualmente frenético. Por isso, estar atento às tendências é fundamental para sair na frente, se destacar e conquistar território.

Fonte: Marketeer

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