Uhu! Você finalmente terminou de escrever os textos em que estava trabalhando para o blog, e agora? Postar imediatamente no seu site? Nossos estrategistas de marketing recomendam mais um passo antes de publicar o seu texto, otimizar os posts do seu blog.
Depois de dedicar tanto esforço a esse conteúdo, você quer garantir que ele seja visto e lido pelos visitantes do seu site. Primeiro, é importante assegurar que seu post esteja bem otimizado para que os motores de busca o mostrem nos resultados quando seu público-alvo estiver procurando online.
Aqui estão algumas dicas dos nossos especialistas sobre como otimizar seus posts para aumentar o engajamento, a visibilidade e o posicionamento das palavras-chave.
Por que você deve otimizar os posts do seu blog?
O blog é uma ferramenta essencial para os profissionais de marketing educarem e informarem possíveis clientes sobre os produtos e serviços de uma marca. No entanto, a força do seu blog diminui se você simplesmente publicá-lo online sem otimizá-lo para os motores de busca.
A otimização dos blogs deixa claro para os motores de busca sobre o que seus posts falam e quando eles devem aparecer nos resultados de pesquisa. O blog é uma estratégia eficaz de marketing de conteúdo para colocar seu site na frente dos clientes quando eles estão buscando informações sobre seus produtos ou serviços online.
Ao integrar as melhores práticas de otimização para motores de busca (SEO) em seu conteúdo, você ajuda motores como o Google e o Bing a entenderem sobre o que trata seu conteúdo. O SEO beneficia seu negócio de várias formas, como aumento da visibilidade online, atração de mais visitantes ao site, fortalecimento da marca como referência no setor e conversão de visitantes do site em novos leads.
Antes de otimizar seu post, certifique-se de que:
Seu post está relacionado aos tópicos que as pessoas estão buscando.
A verdade é que, por mais bem escrito ou informativo que seja o conteúdo, se o tema não for algo que as pessoas têm interesse, ninguém vai lê-lo. Antes de começar a escrever sobre seus produtos e serviços, faça uma pesquisa de palavras-chave para garantir que potenciais compradores estejam procurando por essa informação.
Seu post tem uma palavra-chave alvo
Como mencionamos acima, é crucial encontrar uma palavra-chave e um tópico que interessem ao seu público-alvo. Depois de realizar a pesquisa, veja quais palavras-chave são mais adequadas para o seu artigo.
Assim que você souber quais palavras-chave deseja focar no post, use-as de forma consistente e natural ao longo do texto para mostrar aos motores de busca que o conteúdo é relevante para o que o público está buscando online.
Uma segunda pessoa revisa seu post
Ao escrever um post, é muito fácil deixar passar erros de ortografia e gramática. Mesmo que você faça a revisão sozinho, às vezes é difícil notar pequenos problemas, pois você já está familiarizado com o texto. Esses erros podem passar uma imagem pouco profissional do seu negócio e prejudicar a sua marca.
Um par de olhos frescos lendo seu texto pode detectar erros e oferecer novos insights (como eu fiz com este post). Um segundo revisor garante que a ortografia, gramática e as informações no post estejam corretas.
Agora que você criou seu conteúdo, vamos direto ao ponto sobre como otimizar seu post
Como otimizar seu post:
Legibilidade
A primeira dica para otimizar seu post é ajustar a legibilidade. Pergunte-se:
- O público vai entender o tema pelo título?
- Os pontos principais do post estão destacados?
- Os parágrafos estão muito longos?
- O conteúdo está dividido em seções lógicas?
- O artigo tem um fluxo claro?
- Títulos
Para dar uma estrutura clara aos seus posts e destacar o conteúdo de cada seção, certifique-se de utilizar títulos em diferentes tamanhos, de acordo com a hierarquia dos títulos. Para SEO, isso significa usar um H1 como título principal, H2s como subtítulos, e até mesmo H3s, se houver subtítulos abaixo dos H2s. Os títulos são uma maneira eficaz de indicar a importância e a hierarquia do conteúdo ao longo do texto.
- Negrito
Às vezes, usar negrito é uma boa ferramenta quando você quer destacar ou enfatizar um ponto importante no seu conteúdo. Ele chama a atenção do seu público para as palavras-chave ou pontos em uma frase ou parágrafo longo. O negrito também pode ajudar a quebrar o texto, se você quiser criar listas sem usar tags de título.
- Parágrafos curtos
Cuidado para não afastar o público com blocos longos e tediosos de texto. Para manter o engajamento, divida os parágrafos em pequenas partes de duas a três frases, tornando-os mais fáceis de ler. Além disso, evite usar estruturas de frases longas e complexas, pois podem ser confusas e/ou difíceis de ler digitalmente.
Nesses casos, os marcadores podem ser úteis. Em vez de agrupar todos os pontos principais em um único parágrafo, use os marcadores para dividir e resumir essas ideias.
- Destaque seu CTA
O objetivo de escrever conteúdo é educar os compradores potenciais e atraí-los para entrar em contato com sua empresa. Destacar o call-to-action chama a atenção do público e os lembra de que você está disponível caso tenham dúvidas sobre seus serviços e produtos.
Categorias por tópico
Outra maneira simples de otimizar seu post é atribuir categorias aos tópicos. Isso facilita a navegação no seu site e direciona os visitantes a outros posts relacionados. Se você é uma empresa de contabilidade, pode ter tópicos como contabilidade tributária, fusões e aquisições e contabilidade corporativa. Todas essas são categorias de tópicos que se enquadram na categoria maior de contabilidade geral e ajudam os visitantes a chegarem a postagens de blog que se aplicam a eles e às suas necessidades.
SEO técnico
Agora, vamos para a parte técnica de SEO além da integração de palavras-chave.
1. Imagens – Posts ficam melhores com imagens. Se você incluir uma imagem no seu blog, certifique-se de criar nomes de imagem relevantes e texto alternativo para cada visual.
Os nomes das imagens e o texto alt das imagens descrevem sobre o que a imagem é e como ela se relaciona com o conteúdo do blog. Isso não só ajuda os visitantes com deficiência visual a entender o conteúdo da imagem, mas também ajuda os mecanismos de busca a identificarem o conteúdo da imagem. Ao elaborar o texto alt, certifique-se de descrever sobre o que a imagem (se relevante) ou o post é em uma frase curta.
2. Palavras-chave – Como discutido antes, seu post deve ter uma palavra-chave alvo. Além de incluí-la no conteúdo do corpo, você deve incluí-la na sua tag de título e H1. Por exemplo, para um post sobre consultoria de seguros, uma frase-chave relevante seria “serviços de consultoria de seguros”.
Se você não conhece as tags H1 e de título, elas são um pouco diferentes em relação ao local onde aparecem na página da web.
H1 é o título da sua página. Ele geralmente aparece no topo da página do seu blog.
É importante escrever uma tag de título atraente com a palavra-chave alvo incluída para que os mecanismos de busca e as pessoas que pesquisam on-line vejam imediatamente o quão relevante seu post é para o tópico que estão pesquisando ou indexando. Observe que você deve limitar o comprimento de suas tags de título. Mantenha suas tags de título abaixo de 60 caracteres. Se for muito longo, parte do título será cortada nos resultados do mecanismo de busca e pode não fazer sentido.
3. URLs – Personalize as URLs para que sejam curtas e descritivas. Isso facilita o compartilhamento e a compreensão do conteúdo. URLs otimizadas são mais fáceis de ler e ajudam a melhorar a experiência do usuário.
Exemplos de URLs não otimizadas:
https://wswd.com.br/2024/04/qual-e-a-vida-util-media-do-site/
https://wswd.com.br/?p=13447
Aqui estão alguns exemplos de URLs otimizados:
Qual é a vida útil média do site?
4. Meta descrição – A meta descrição tem um conceito similar ao alt text, mas em vez de descrever o conteúdo da imagem, ela descreve o conteúdo de uma página da web. As meta descrições aparecem na página de resultados do mecanismo de busca, localizada abaixo das tags de título mencionadas acima. Embora as meta descrições não sejam consideradas pelos mecanismos de busca como parte de suas classificações, elas são uma ótima oportunidade para informar as pessoas que pesquisam on-line sobre o que é a página ou postagem do blog e para incentivá-las a clicar e lê-la.
Aqui estão algumas práticas recomendadas para redigir uma meta descrição forte para seu post:
- Descritivo : Deixe seu público saber sobre o que é seu post e como ele se relaciona com os termos de busca. Certifique-se de incluir sua palavra-chave alvo em sua meta descrição.
- Atraente: Faça soar intrigante. Esta é sua chance de mostrar ao público por que eles precisam clicar neste post de blog e o que há para eles se clicarem.
- Curto e conciso: assim como as tags de título, ele tem um certo limite de comprimento. Mantenha sua meta descrição entre 155 e 160 caracteres no total. É importante ter isso em mente para que sua descrição personalizada não seja cortada e potencialmente pareça estranha nos resultados da pesquisa.
5. Links internos – Quando você tem novos visitantes no blog do seu site, é importante mostrar a eles que você tem outro conteúdo relevante e útil. Links internos para outros recursos no seu site os guiam para conteúdo semelhante e os mantém engajados com seu conteúdo.
Conforme você incorpora palavras-chave e frases relacionadas ao conteúdo existente em seu site, inclua um link âncora para conteúdo relevante dessas palavras-chave. Isso não só ajuda seus leitores a navegarem para outros recursos em seu site, mas também ajuda os mecanismos de busca a entender as relações com outros conteúdos em seu site.
Por exemplo, em um post sobre branding, temos o seguinte parágrafo:
“Quando olhamos para a marca e o web design, a estética do design do espaço geralmente serve como uma grande fonte de inspiração para nossos clientes e designers…”
Como ‘ branding’ é a frase-chave que queremos atingir, faremos um link do termo ‘ branding’ para nossa página de serviço de branding ou recurso relevante. Isso fornece aos leitores informações adicionais.
Compartilhe nas redes sociais
Depois de otimizar seu post, compartilhe nas redes sociais da sua empresa. É uma ótima maneira de compartilhar conteúdo com seus seguidores existentes, obter exposição e direcionar visitantes para suas postagens.
Continue otimizando
Otimizar um post pode parecer trabalhoso no início, mas se torna um hábito com o tempo. Caso ainda tenha dúvidas sobre SEO, a WSWD Web e Design está aqui para ajudar.