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Como otimizar a produção de conteúdo para o seu blog

Apesar de estar em constante crescimento, a produção de conteúdo ainda assusta boa parte das pessoas que trabalha com isso. Esta preocupação se deve à dificuldade de elaborar conteúdos otimizados, que cheguem ao cliente.

Afinal de contas, não basta ter uma página e alimentá-la com frequência. É preciso selecionar o conteúdo correto, levá-la até ao público, obviamente, depois de saber do que ele está precisando.

No artigo de hoje você verá o que pode ser feito para otimizar a produção de conteúdo para o seu blog.

Defina o tema que será abordado

Escolher o conteúdo certo para o seu nicho de atuação parece ser um conselho sem sentido, afinal, é bastante óbvio. No entanto, muitos donos de blogs acabam desviando a atenção para temas que fogem do foco da página.

Esta atitude gera confusão nos leitores e evita que você ganhe experiência, credibilidade, visibilidade, autoridade e confiança dos leitores para os quais escreve.

Saiba o que o seu público deseja

Um dos grandes erros de inbound marketing cometido por profissionais iniciantes é não saber para quem escrever. Ou seja, não saber quem é a persona, a pessoa que irá consumir aquele conteúdo, aquele produto.

Esta falha transforma qualquer conteúdo em algo sem valor, sem direcionamento específico, sem personalidade e sem retorno também. Após definir o tema, descubra o que o seu público quer e atenda ao pedido.

Pesquise corretamente

Como você vai saber o que o seu público deseja? Tentando descobrir o que ele pesquisa na internet usando as mesmas palavras-chaves que ele usaria. Existem diversas ferramentas que fazem este tipo de trabalho.

Sabendo a incidência maior ou menor de procura por determinada palavra é mais fácil elaborar um conteúdo para atender à demanda existente.

Você pode até direcionar o seu conteúdo para aquelas buscas que recebem menos páginas como resposta. Nestes casos a concorrência é menor e as chances de sua página aparecer nos primeiros lugares aumentam.

Crie um conteúdo que tenha a ver com o seu tema

Mesmo que você já tenha a plena certeza sobre o que vai escrever ainda é preciso ter cuidado com a produção de conteúdo dentro daquele tema. Deve ser algo que realmente tenha a ver com o seu trabalho e que atraia leitores.

Digamos que você queira falar sobre emagrecimento. Você pode falar sobre dietas, exercícios físicos, motivação e muitas outras dicas. Mas, acredito que apresentar receitas de doces super calóricos não será uma boa estratégia.

Resumindo, quer dizer que por mais que você possua um tema amplo, a produção de conteúdo deve ser voltada para um nicho específico dentro do tema que será abordado. Não precisa englobar tudo. Isso poderia prejudicar o seu trabalho, inclusive.

Capriche no CTA

A produção de conteúdo é uma das muitas fases de uma estratégia de marketing. Para que ela se desenrole, é preciso que o leitor siga adiante. E o CTA – Call to Action –  é o que impulsiona este leitor.

Uma boa chamada para ação pode fazer com que aquele usuário passe de um mero visitante para um cliente fiel. Desta forma, a passagem deste visitante pelo funil de vendas torna-se mais acelerada, resultando em mais vendas e com bons lucros para você.

Invista em SEO

A dica é básica, porém, nem todas as pessoas dão a atenção necessária a esta estratégia de otimização de conteúdo para os sites de busca. Algumas orientações são:

  • Usar de forma correta as palavras-chaves, variando entre as de cauda longa e cauda curta;
  • Usar links de direcionamento para outros artigos dentro do seu blog e para fora dele também;
  • Investir em sites responsivos, adequados para smartphones e outros dispositivos móveis;
  • Caprichar na produção de conteúdo de qualidade, com textos em tamanhos adequados, ricos em informação, atuais e bem redigidos.

Você viu que a produção de conteúdo precisa passar por diversas fases para que seja, de fato, tão eficiente quanto o seu blog deseja e precisa. Se você ainda não dá a importância devida a estas estratégias, está na hora de fazer diferente.

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