Qual é o objetivo de um depoimento?
Depoimentos são usados para aumentar a confiança de seus clientes em potencial. Vendo que seus produtos ou serviços são confiáveis, eles vão confiar mais no seu negócio e na qualidade que ele tem. Depoimentos são frequentemente usados para gerar leads e conquistar novos clientes por esse motivo.
Junto com isso, os depoimentos criam confiança com seu público, porque eles respaldam as afirmações que você fez sobre o que sua empresa faz de melhor. Qualquer um pode dizer “meus produtos são os melhores do mercado”. Mas todos podem provar isso? Na maioria das vezes, não. Depoimentos são uma maneira de se destacar em um setor com muitas declarações de vendas e dados limitados – ou talvez dados falsos – para apoiá-los.
Por que os depoimentos são eficazes?
Depoimentos levam a vendas por dois motivos principais:
Eles adicionam uma qualidade humana
Muitos dados podem parecer impessoais. Embora você possa provar ao mundo que tem um número X de avaliações de 5 estrelas, é o conteúdo dessas avaliações que realmente importa para os clientes. É como eles podem se identificar com seu produto.
Depoimentos, é claro, não são comentários. Mas em um sentido semelhante, o conteúdo desses depoimentos será importante para seus clientes. Fornecer uma qualidade humana permitirá que eles se relacionem ou simpatizem com as experiências dos clientes em depoimentos, especialmente se esses depoimentos discutirem pontos problemáticos. Ver que outra pessoa encontrou a solução em seu negócio vai seduzi-la a fazer o mesmo.
Eles criam prova social
Você provavelmente já ouviu falar de prova social antes, mas apenas para recapitular, prova social é quando alguém usa um produto ou serviço e cria uma reação em cadeia de pessoas fazendo a mesma coisa. Isso não precisa ser uma celebridade ou um bilionário. Só precisa ser alguém que as pessoas respeitem e confiem. Obter um depoimento de uma fonte confiável inevitavelmente fará com que os clientes se pareçam com essa pessoa ou sejam apreciados pela sociedade.
Alternativamente, uma grande quantidade de depoimentos pode criar prova social, já que as pessoas pensarão: “Já que todo mundo está fazendo isso, eu também deveria estar”. Idealmente, você deve ter uma mistura de depoimentos de pessoas que os outros admiram, bem como pessoas comuns que se encaixam no seu público-alvo.
Como obter um ótimo depoimento
Agora que você entende como os depoimentos funcionam e quão eficazes eles podem ser, você provavelmente quer alguns em seu próprio site. Esta é uma ótima ideia, mas se você ainda não tem uma base de clientes, isso não será fácil de fazer. No entanto, você pode implementar sistemas para obter depoimentos no futuro.
Faça um trabalho incrível
Este é meio óbvio, mas é a coisa mais importante que você pode fazer pela sua empresa e marca. Se você deseja obter bons depoimentos em todo o seu site, precisa oferecer um ótimo produto ou experiência para seus clientes. Não apenas uma ou duas vezes, mas consistentemente – fazer isso toda vez que um cliente fizer uma compra levará a depoimentos no futuro.
Peça Depoimentos
Muitas empresas assumem que os depoimentos virão de bom grado para elas, mas isso não é verdade. As pessoas geralmente têm coisas melhores para fazer do que sentar e escrever algo legal sobre um produto que usaram ou um serviço que contrataram. A melhor maneira de obrigar as pessoas a fazer isso é ter um conjunto de processos para solicitar avaliações positivas a cada experiência satisfatória do cliente.
Certifique-se de que você tenha uma equipe para se encarregar das interações com os clientes, para que possam seguir um conjunto claro de processos. Sugerimos começar com clientes que amam seus produtos e serviços. Por causa disso, eles já podem estar interessados ou dispostos a ajudá-lo da maneira que puderem. Tudo o que resta a fazer é perguntar.
Use sites de terceiros para depoimentos
É uma boa ideia fazer com que seus clientes usem sites de terceiros onde possam deixar depoimentos ou avaliações. Embora esses sites de terceiros possam variar dependendo do setor em que você atua, eu recomendo a utilização do Google Meu Negócio.
Isso permitirá que você amplie a exposição que seu site recebe enquanto adiciona outra camada de autenticidade para o seu negócio. Ao manter seu perfil em sites de terceiros, você pode mostrar ao público que você é uma empresa legítima por meio de fotos recentes, informações atuais e avaliações importantes.
Além disso, ter uma conta ativa que mostre informações atualizadas aumentará os resultados nos mecanismos de pesquisa. Como resultado, você ganhará a atenção de mais pessoas e atrairá mais visitantes para sua empresa e marca.
Junto com isso, sites de terceiros geralmente exibem snippets para representar visualmente seu site assim que os resultados da pesquisa chegam.
Use depoimentos em vídeo
Depoimentos em vídeo são uma ótima maneira de apresentar a história de como uma pessoa realmente se sente sobre o serviço ou produto que você oferece. Quando um comprador em potencial vê alguém, ouve seu tom e vê seus maneirismos, isso pode realmente adicionar muita credibilidade.
Os endossos visuais também são mais atraentes. De acordo com a Forbes, os espectadores têm 95% mais chances de entender e manter a mensagem de um vídeo em comparação com o texto. Trata-se de adaptar seu conteúdo ao que seus clientes em potencial desejam saber de pessoas e clientes reais. Isso aumenta a probabilidade de eles comprarem um produto ou serviço da sua empresa, além de ajudar a aumentar as vendas.
Onde incluir depoimentos?
Não importa o tipo de setor ao qual você pertence ou a natureza do seu negócio, há lugares em seu site onde os depoimentos precisam estar para produzir os resultados mais desejáveis. Aqui estão apenas algumas dessas áreas:
Landing Pages
Colocar depoimentos em suas principais páginas de destino fornecerá a melhor área para clientes ou compradores em potencial verem o quão grande é sua marca ou empresa. Além disso, ter depoimentos em suas páginas de produtos podem ajudar atirar dúvidas sobre a qualidade e eficiência do produto.
Suas Histórias de Sucesso / Portfólio / Estudos de Caso
É aqui que você pode fornecer dados quantitativos na forma de dados e estatísticas, bem como dados qualitativos usando depoimentos de clientes. Ter uma combinação de ambos conquistará os corações e mentes de seus clientes.
Páginas de contato e checkout
Ter um depoimento em seu checkout ou página de contato pode ser o toque final de persuasão que você precisa. Isso pode ser exatamente o que você precisa para levar alguém a tomar a decisão de comprar seus produtos ou serviços. Para tornar isso o mais eficaz possível, certifique-se de utilizar seus melhores depoimentos nessas páginas.