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Como utilizar a landing page de forma correta

Landing Page é uma excelente ferramenta de marketing que tem como objetivo único fazer com que alguém adquira um produto ou serviço. Por ter um direcionamento específico ela exige alguns cuidados na sua utilização.

Infelizmente, não são todas as pessoas que sabem aproveitar esta alternativa de forma eficiente e com o retorno que precisam para alavancar as suas vendas. O que acaba sendo uma grande falha na captação de leads.

O que é uma landing page?

A landing page também é chamada de página de conversão. Ela é elaborada para fazer com que um visitante aceite uma proposta ofertada pelo dono do site ou blog ao qual a página pertence.

Esta proposta, que é gratuita quase sempre, pode ser um ebook, um vídeo, uma planilha, uma sequência de áudios, um curso, um infográfico etc.

Por ter um objetivo claro a landing page é bastante direta. Por isso, é composta por itens básicos que não desviam a atenção do visitante. São essenciais e eficientes:

  • A oferta

O produto que está sendo oferecido pela página e que despertou o interesse do visitante.

  • O formulário

O formulário precisa ser preenchido pelo visitante para que ele receba em seu email ou via download o produto aceito.

  • A CTA – chamada para ação

É o botão final onde o visitante deverá clicar para finalizar o pedido. Deve ser direto e sugestivo, indicando mesmo o que ele deve fazer ali.

Como utilizar a landing page corretamente

Quem está começando agora no ramo do marketing digital pode ainda não ter uma noção muito clara da importância da landing page e nem do jeito certo de elaborar uma. Confira as dicas a seguir para mudar isso:

Não deixe que o cliente desvie o foco

A landing page é página de conversão, não se esqueça. Ela tem uma função simples, básica e direta. Se você precisa do email daquele visitante para começar a trabalhar nele e torná-lo um lead, precisa saber fazer isso.

Portanto, foque naquilo que já é suficiente sem enfeitar demais. Quanto menos distrações o visitante tiver mais orientado para realizar aquela ação ele estará.

O formulário deve ser simples

Há dois motivos básicos para focar no formulário simples. O primeiro é que não é interessante que a persona perca tempo demais ali. Ela pode desistir rapidamente se achar que gastará mais tempo do que gostaria.

O segundo motivo é o que define a landing page, ou seja, muita informação tira o foco e desvia a atenção do visitante. Assim, a conversão não acontece. Peça informações básicas como nome e email. Já é suficiente.

Capriche no CTA – call to action

A chamada para a ação é a cereja do bolo, é a última atitude que o visitante terá antes de aceitar a oferta. Portanto, o CTA deve ser chamativo, explicativo, didático, com cores atraentes e que estimule o leitor a clicar nele.

Procure se adequar aos dispositivos móveis

A maioria dos acessos à internet acontece através dos smartphones. Portanto, para um bom engajamento do seu visitante é imprescindível que ele tenha uma experiência agradável quando chegar até a sua landing page.

E cabe a você proporcionar isso a ele adaptando a sua página para dispositivos móveis que também incluem os tablets.

Se a newsletter for a origem do seu visitante mais um motivo para que ele conclua a ação sem dificuldades. Do contrário você poderá perder um assinante rapidinho.

Cumpra o que prometeu

Se você ofertou um conteúdo fantástico que iria solucionar os problemas do seu público, esteja certo de que o produto atenda às demandas dele. Claro que não é tão simples e muita coisa depende do que a persona idealiza.

No entanto, não crie uma landing page com a intenção única de enganar os seus leads. Infelizmente esta ainda é uma prática muito comum e muitas empresas aproveitam, inclusive, para mandar spam para os emails. Fuja disso.

Não é difícil criar uma landing page de sucesso. Basta que as orientações sejam seguidas corretamente. Nos casos em que a adesão não for a esperada ainda assim é uma forma de aprender com os resultados, buscando melhorar a oferta, a experiência do visitante ou as técnicas de SEO, por exemplo.

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