Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on reddit
Share on email
Share on print

O editor visual do WordPress não sofreu grandes alterações ao longo dos anos e em grande parte, permaneceu idêntico. Apesar disso não ser algo negativo, são muitos que consideram ter chegado a hora de uma mudança. E a mudança chegou com o novo editor Gutenberg para WordPress. Com ele a adição de conteúdo no WordPress se transformou em algo simples e agradável.

Hoje iremos conhecer um pouco do novo editor do WordPress.

O que é o Editor Gutenberg?

O editor leva o nome de Johannes Gutenberg, inventor da prensa mecânica. Em sua essência, Gutenberg é o novo editor do WordPress, com dezenas de recursos avançados e esperados pela maioria dos usuários. Ele simplifica a criação e edição de posts para quem não tem tanto conhecimento técnico, tornando o processo mais leve e dinâmico.

Como editar o conteúdo do seu site WordPress usando o Gutenberg

Vamos conhecer alguns dos novos recursos do editor Gutenberg e ver como ele pode ajudar você a construir posts incríveis.

Blocos de edição

A grande novidade apresentada pelo Gutenberg são os blocos, que nasceram para tornar a edição de elementos de um post mais simples e rápida. O bloco em si é a unidade mais básica do editor e vai simplificar o seu processo de criação. Com eles é só escolher o formato que você deseja inserir, selecionar o bloco e editar o conteúdo, sem precisar mexer em códigos para criar seus posts.

Tipos de blocos

Existem diversas possibilidades de blocos para personalizar seu post ao alcance de alguns cliques. Você pode inserir textos, imagens, vídeos, citações, botões, listas, áudio, colunas e mais uma infinidade de conteúdos.

Reorganizar o conteúdo

Se precisar mudar a ordem dos blocos você precisará selecionar o conteúdo que deseja mover e clicar na seta para mover o bloco para cima ou para baixo. Para facilitar o processo de reorganização dos blocos você também pode selecionar vários blocos e movê-los ao mesmo tempo.

Refazer e desfazer

O Gutenberg facilitou o processo de reverter ou refazer alterações na hora da edição de um bloco. Os botões de refazer e desfazer estão bem visíveis no modo de edição.

Edição Mobile

O Gutenberg facilitou muito o trabalho para edição de conteúdo para dispositivos móveis, trazendo uma vista mobile na hora de editar os blocos. Ideal para você acompanhar como será o comportamento do conteúdo nas telas dos smartphones.

Criando tabelas

Se você já tentou criar tabelas no WP usando o editor clássico sabe que não é uma tarefa simples e, que muitas vezes, exigia plugins para realizar esse processo. Agora, com o Gutenberg esse trabalho ficou muito mais fácil, basta apenas você inserir um bloco de conteúdo e criar suas tabelas.

Âncoras

Um recurso muito legal do Gutenberg é a possibilidade de criar âncoras de conteúdo nos blocos. Isso vai ajudar muito quem deseja criar links para uma determinada seção ou heading do post e tornar a navegação mais fluída.

Botões

Agora você também poderá criar facilmente um bloco e adicionar um botão com link para algum post do seu site. Esse recurso é bastante interessante para quem deseja criar ofertas no conteúdo do post e direcionar o visitante.

Embedar conteúdos

Ficou muito mais fácil embedar conteúdos de mídia de outros sites no post. De maneira simples e visual você pode inserir conteúdos de outros sites, como YouTube, SoundCloud, Flickr, Imgur, Twitter, Slideshare, Reddit e muitos outros com apenas alguns cliques.

Para quem já está acostumado com o antigo editor do WordPress pode estranhar de início a mudança para o Gutenberg. Mas não tem como negar que  para o usuário que não tem conhecimento de programação, o novo editor será de grande ajuda.

Conte pra gente quais suas impressões do Gutenberg, o novo editor do WordPress.

WhatsApp chat