Entenda a importância das descrições de seus produtos no e-commerce

Acredite ou não, mas as palavras que você usa, ou que deixa de usar nas descrições de seus produtos em seu e-commerce, são fundamentais no momento da venda.

Elas não são o único fator que influencia positivamente as conversões, mas desempenham um papel fundamental na experiência de compras on-line dos consumidores.

Uma boa descrição do produto pode:

  • Criar uma conexão emocional
  • Fazer com que seus visitantes tomem uma ação
  • Melhorar as conversões e aumentar a receita

As descrições dos produtos são importantes tanto para os consumidores como para os motores de busca.

Infelizmente, ainda existem muitos sites (tanto grandes quanto pequenos) que não se preocupam com este quesito. As vezes o produto possui somente uma frase ou chegam a não ter absolutamente nada!

Se você não tem palavras descrevendo o produto, como você vai convencer seus clientes em potencial para comprá-lo em seu site?

Não se esqueça que os motores dos buscadores não conseguem ler imagens.

Uma boa descrição irá guiar o seu consumidor a escolher o produto correto.

Certifique-se de aplicar este conceito em todo o seu site: a descrição na página do seu produto é um assistente de vendas virtual cujo trabalho é o mesmo que um assistente de vendas, mas usando um bom texto.

Seu papel é descrever o produto de forma atraente!

As descrições personalizadas dos produtos podem ter um impacto positivo nas suas vendas, agregar valor ao seu site e, o mais importante, ajudar os clientes no processo de tomada de decisão.

Se você não sabe como escrevê-los aqui são 5 etapas que você deve seguir ao criar descrições de produtos para o seu site de comércio eletrônico:

Use o tom e a linguagem do seu mercado-alvo

Antes de tudo, você precisa entender o seu público alvo, essa é a chave para escrever descrições eficazes

Ter uma estratégia de marketing bem definida irá ajudá-lo a escrever descrições mais personalizadas que atrairão seus clientes.

Pare de duplicar as descrições dos fabricantes e não use o jargão da indústria

Se você é um daqueles que “copiar e colar” descrições do fabricante, pare agora! Leia a dica acima e torne-a pessoal e única.

Ninguém quer ler as descrições frias que apresentam jargão da indústria e centenas de palavras técnicas.

Se ainda não está convencido e quer continuar a usar um texto genérico, não se surpreenda quando o Google penalizar você por duplicar o conteúdo.

Faça suas descrições únicas e aproveite a vantagem sobre seus concorrentes nos resultados de pesquisa.

Quando se trata de benefícios de SEO, o conteúdo mais original se destaca!

Explique os benefícios reais!

Um erro comum é apenas listar os recursos dos produtos sem explicar os benefícios para o usuário final.

Ao descrever os produtos, forneça informações que o seu consumidor precisa!

A descrição sempre deve expressar os principais benefícios do produto e os clientes devem captar rapidamente o que o produto fará por eles e como ele irá melhorar ou facilitar suas vidas.

Uma boa dica é também agregar vídeos com demonstrações ou explicações práticas (vídeos podem aumentar as conversões, bem como diminuir o número de devoluções)

Tornar a descrição e o SEO amigável ao mesmo tempo

Você precisa se certificar de que a descrição do produto fornece aos potenciais clientes TODAS as informações de que precisam para encorajá-los a fazer uma compra.

Veja algumas dicas dos benefícios:

  • Inclui todas as informações necessárias, tais como preço, tamanho, cor, material, etc.
  • Transmite todas as informações em um formato fácil de entender.
  • É único, escrito especificamente para aquele produto e adaptado ao seu público-alvo
  • Aplicar técnicas de SEO, incluindo as palavras-chave no título, meta descrição, legenda da imagem e a cópia.

Evite o excesso de otimização e o preenchimento de palavras-chave – se você tiver uma breve descrição de um parágrafo, não tente mencionar a palavra-chave em cada frase, pois pode ser óbvio que você está escrevendo para os motores de busca e os clientes podem ser facilmente adiados.

Evite segmentar muitas palavras-chave – se você tiver uma breve descrição do produto (cerca de 60 a 80 palavras) fique com um termo-chave mencionado duas ou três vezes no máximo.

Você precisa garantir que a cópia seja facilmente legível e os visitantes possam verificá-la rapidamente.

Eles realmente não querem ver um grande parágrafo de um texto simples.

Faça suas descrições mais atraentes visuais incorporando o seguinte:

  • Parágrafos curtos
  • Texto em negrito
  • Imagens
  • Tabelas – ótimo se você precisar incluir muitas informações técnicas (por exemplo, para produtos como um PC)

Teste, meça e ajuste!

No começo, acaba sendo um pouco mais difícil.

Você deve testar novos textos para fazer a descrição de seus produtos.

Tente alterar um elemento por vez e testar suas descrições ajustadas contra a original.

Registre seus resultados para descobrir o que funciona melhor para seus produtos e público-alvo.

Não perca esta oportunidade e lembre-se de que mesmo uma pequena mudança pode ter um enorme impacto.

Agora é sua vez!

Qual estratégia você irá aplicar para descrever os seus produtos?

Vai usar descrições genéricas ou personalizadas?

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