SEO (Search Engine Optmization) ou otimização para os mecanismos de busca reúne uma série de técnicas, já bastante conhecidas, para rankear uma página nos resultados lançados pelo Google, por exemplo.
Mas, há algo que você pode ainda não saber sobre SEO. Além das palavras-chave, dos link buildings, dos títulos e subtítulos, temos o design responsivo que é tão importante quanto às outras técnicas para uma ótima localização da sua página.
SEO – o que você precisa saber?
Imagine que você está fazendo uma pesquisa e usa a internet para reunir informações. Você lança as palavras-chaves no Google e escolhe as primeiras páginas que aparecem.
Você é levado para um site e lá começa a consumir o conteúdo, acessando os links internos para conhecer mais sobre a página e assuntos que forem do seu interesse. Você gosta da página e volta a visitá-la com frequência.
Tudo isso aconteceu graças às técnicas de SEO utilizadas pelo dono da página em questão. Dentre milhares de sites sobre o assunto, você escolheu o que veio no topo. É o que praticamente todo mundo faz.
Agora imagine que você esteja usando o seu celular para acessar à internet. E que as páginas que você mais gostou não se adéquam ao aparelho. Você precisa fazer malabarismos, fazendo zoons para conseguir ler tudo.
Com toda a certeza esta página não está lhe oferecendo uma experiência agradável e isso pode ser o motivo principal para que você não volte mais lá. Isso acontece por que o site não é responsivo.
Ou seja, ele não é otimizado para acesso a partir de dispositivos móveis. E, por isso, é quase certo que você nem o encontre em um bom rankeamento. E o Google é responsável por isso como você verá no tópico a seguir.
O Google valoriza a experiência do usuário
Em 2015 o Google alterou o seu algoritmo que privilegia sites com design responsivo. Isso quer dizer que aqueles sites que não se adequarem aos dispositivos móveis como os smartphones ficarão para trás nos resultados de busca.
Na prática, isso significa que mesmo que você use todas as técnicas de SEO comumente conhecidas, ainda sim você perderá pontos com o Google se mantiver um modelo antigo e ultrapassado da sua página.
O objetivo do Google é promover a melhor experiência possível para o usuário. E isso tem tudo a ver com a forma como ele se sente diante de uma página que lhe oferece uma ótima leitura e fácil acesso ao conteúdo.
Portanto, se você quer chegar ao seu público alvo, deve, antes de tudo, se ater e atender às exigências feitas pelo motor de buscas. Do contrário, a sua página deverá ficar perdida entre tantas outras existentes.
Então, as técnicas de SEO estão ultrapassadas?
Obviamente que não. Não é disso que estamos falando. O uso correto das palavras-chave, dos títulos e subtítulos, do conteúdo de qualidade e de todas as outras técnicas de SEO é fundamental para que uma página ganhe destaque.
O fato é que o design responsivo também deve fazer da sua estratégia de marketing se quiser se sobressair em meio a tantos concorrentes. Afinal, se o Google exige você deve cumprir caso queira atingir o objetivo de atrair clientes.
O Google baseia-se em uma realidade inegável que é o jeito novo que a grande maioria das pessoas tem de passear pela internet através do smartphone. Computadores de mesa são raridade, salvo em ambientes corporativos.
E até mesmo nestes casos, os celulares com acesso à internet são grandes aliados na realização de inúmeras transações.
Não dar importância a este fato é perder vendas, é perder dinheiro, é ficar ultrapassado e deixar a concorrência fazer um trabalho melhor.
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