Essencialmente, um dos fatores cruciais que determinam o sucesso de um site é o seu design. Ele representa uma empresa ou marca digitalmente e influencia as reações dos espectadores em uma escala maior, que pode ser negativa ou positiva. Quanto mais trabalho e esforço são dedicados à criação de um design atraente e fácil de usar, maiores são as taxas de conversão e as visitas diárias.
No entanto, isso envolve a coordenação de vários aspectos e componentes, trabalhando juntos para oferecer a melhor experiência, funcionalidade e conteúdo do site para o seu público. Felizmente para você, compilamos 10 dicas brilhantes de design para garantir que seus visitantes não te abandonem.
1. Compatível com dispositivos móveis
A maioria das pessoas preferem navegar na internet em seus telefones. É simples e conveniente visualizar e interagir com suas marcas e empresas favoritas em um smartphone, em comparação com o acesso pelo desktop ou notebook. Isso exige que os designs de sites sejam atraentes, acessíveis e compatíveis com dispositivos móveis para aumentar a satisfação do usuário. É de grande importância que seu site seja responsivo para os clientes, para que suas metas e demandas sejam cumpridas.
2. Favorecer a simplicidade sobre a complexidade
A complexidade visual não é uma visão bonita. Muitas vezes, os web designers tentam amontoar muitas coisas em uma única página, o que afeta a legibilidade e a compreensão do usuário. Um estudo do Google mostrou que um site que siga um layout padrão tende a ser mais favorecido pelos visitantes do que um que siga um design complicado. Da mesma forma, as pessoas preferem páginas com colunas únicas em dez de páginas com as barras laterais, pois desviam a atenção do conteúdo principal. Portanto, um layout simples é muito mais atraente para os usuários.
3. Siga a lei de Hick – ela realmente funciona
A lei de Hick fala que aumentar o número de escolhas que se tem aumenta o tempo necessário para tomar uma decisão. No entanto, um design eficaz deve provocar uma reação oposta. Isso significa simplesmente que um visitante deve ser solicitado a tomar uma decisão o mais rápido possível e isso pode ser alcançado dando escolhas limitadas aos usuários. Aqui estão alguns exemplos de como você pode fazer o trabalho:
• Reduza o número de itens no menu
• Limite os campos gerais do formulário
• Enfatize sua frase de chamariz
• Mostre apenas os canais de mídia social mais ativos da sua página
• Defina um objetivo padrão por página
4. Utilize as cores a seu favor
Estética é tudo quando se trata de criar um site visualmente agradável. Faz parte do planejamento de web design seguir diretrizes rígidas em relação à cor do texto, plano de fundo e outros elementos, para que pareçam sofisticados e sincronizados. Inventar uma paleta de cores que complementa a aparência das páginas e aprimora a legibilidade geral aumentará as taxas de envolvimento e fará com que os visitantes fiquem mais tempo.
5. Gráficos de Qualidade
Além de seguir uma paleta de cores, o uso de imagens de qualidade também é essencial para o destaque de um site. A inclusão de gráficos de baixa qualidade e inadequados pode diminuir qualidade do design e fazer com que você perca visitas. O uso de imagens exclusivas e atraentes capta a atenção dos leitores e, muitas vezes, ajuda a transmitir uma mensagem claramente.
6. Carregamento Rápido
Um site só é considerado bem-sucedido quando a velocidade de carregamento da página é rápida. Os visitantes não ficam no site que leva alguns minutos para carregar uma única página e ainda mais para exibir fotos e vídeos. Quanto mais rápido ele carrega, mais as pessoas ficam por perto para aprender mais sobre seus produtos ou serviços. A incorporação de tempos de carregamento rápidos em todos os dispositivos aprimora as experiências do usuário e pesquisas comprovam que também influencia as taxas de conversão e a receita.
7. Utilize de prova social
Atualmente, as pessoas tendem a favorecer coisas aprovadas por outras pessoas, especialmente a nova geração. Designers e desenvolvedores podem fazer isso em seus sites, incluindo depoimentos, vários compartilhamentos sociais em geral, curtidas, visualizações, menções e muito mais. Fornecer provas de opiniões positivas sobre sua marca, produto ou serviço atrai novos visitantes e os incentiva a interagir com seu site.
8. Rolando em vez de Clicando
Você pode imaginar como é frustrante ser interrompido durante uma reunião? É assim que o usuário se sente quando encontra uma página curta; ela não responde a todas suas perguntas e requer muito tempo para procurar respostas. Quando um visitante é novo em um site, ele prefere rolar a página para encontrar respostas e aprender mais sobre uma marca ou empresa. Um estudo da Crazy Egg determinou isso pesquisando o público-alvo e identificando que as páginas mais longas superavam as taxas de conversão normais em 30%.
9. Evite controles deslizantes e carrosséis
De acordo com dados coletados da Universidade de Notre Dame, percebeu-se que, enquanto o primeiro slide em uma tela de carrossel apresentava 90% das taxas de cliques, o restante era ignorado pelos visitantes. Sejamos realistas, a maioria das pessoas simplesmente escaneia uma página antes de decidir se quer aprender mais sobre a marca. Portanto, a inclusão de cliques extras é desnecessária e os web designers podem investir esse tempo e esforço em outras áreas que exigem atenção.
10. Inclua compartilhamento social
Sua empresa está realmente perdendo tráfego novo se seu site não tiver um botão de compartilhamento social. Os canais de mídia social são onde as pessoas normalmente digerem seu conteúdo, sejam suas marcas, empresas ou páginas de entretenimento favoritas. Os espectadores que já visitam seu site podem compartilhar facilmente o conteúdo que gostam em seus canais sociais usando o botão de compartilhamento social e atrair novos visitantes, aumentando assim suas taxas de conversão. Quando você está criando conteúdo valioso, por que não fazer um pouco mais para divulga-lo? Ao compartilhar conteúdo nas mídias sociais, você pode atingir um público totalmente novo e aumentar o reconhecimento da marca.
Em conclusão
É importante lembrar que menos é mais; portanto, comece a se concentrar nos fundamentos para observar melhores resultados em tráfego e receita. Ter um design eficaz determina o sucesso do seu site e ajuda a estabelecer uma boa presença online. Depois de entender a importância dessas diretrizes, você poderá ter sites que atraem seu público-alvo e aumentam as taxas de conversão; permitindo que sua marca obtenha vantagem competitiva.