As redes sociais têm contribuído e muito para que micro e pequenas empresas se posicionem perante grandes empresas do mesmo setor. Se já estiver presente no Facebook, por exemplo, certamente já viu que existem empresas apostando nas mais diversas estratégias.
Independentemente das técnicas usadas, o objetivo é transversal a todas: gerar interação, criar notoriedade, aumentar o número de potenciais clientes e, por fim obter resultados financeiros.
Conheça abaixo 6 principais vantagens de se investir neste canal para quem possui uma micro ou pequena empresa.
1 Construir uma reputação credível
Se o objetivo é tornar a sua empresa reconhecida no nicho de mercado em que trabalha, não há nada como começar a ser mais ativo nas redes sociais. Produza conteúdo de interesse para o seu público-alvo, construindo uma reputação credível que, mais tarde, se traduzirá no aumento das vendas.
2 Atrair potenciais clientes
O meio digital processa-se incrivelmente rápido, ou seja, torna-se extremamente difícil conseguir a atenção desejada. Para se conseguir destacar da concorrência e atrair mais clientes, é necessário combinar as estratégias com a criatividade. A utilização de redes como o Facebook, Twitter, Linkedin, Google+ e Instagram sob a forma de transmedia fará inspirar e motivar potenciais clientes.
3 Ser visto como uma referência
Uma das formas de ganhar credibilidade é através da referenciação. Trabalhe com pessoas credíveis do seu nicho de mercado – estas servirão de meio para se dar a conhecer a potenciais clientes.
4 Conquistar leads/contatos
As redes sociais são ótimas ferramentas para conquistar leads, isto é, para a obtenção do contato de potenciais interessados no seu produto. Uma lead é uma informação de um potencial interessado num produto ou serviço, assim através das redes sociais é possível captar estes contatos mediante a segmentação pretendida.
5 Levar mais tráfego ao blog/website
Se a sua empresa já possui um blog ou website, as redes sociais podem servir de motor para levar mais pessoas a verem os seus conteúdos. No entanto, tenha atenção em compartilhar conteúdo de interesse para o consumidor e não de interesse particular.
6 Construir e alimentar relações
As redes sociais são extremamente úteis no que diz respeito a manter o contato com clientes atuais e antigos. Estar ativo no Facebook ou em outras redes sociais, possibilita a construção de uma ponte que será fundamental a médio e longo prazo.
Fonte: Revista Wide