Como usar o call to action para conversão online?

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no reddit
Compartilhar no email
Compartilhar no print

Os usuários na internet buscam cada vez mais por informações completas, conteúdos profundos e que de fato entregam algum ensinamento. Por isso, produzir conteúdo para blogs e sites não é uma tarefa simples. Dessa forma, temas interessantes são só um começo. Além disso, para manter a atenção do público, você pode oferecer algo a mais para ele, como outro texto relacionado ao assunto, um e-book com mais informações, ou até mesmo vender um produto que vai o ajudar. Mas como fazer isso de uma forma interessante e ainda aumentar os acessos ao seu site?

Uma boa solução para isso é o CTA ou Call to action. Você sabe o que é essa ferramenta? Mesmo que o nome seja desconhecido, você com certeza já viu em funcionamento em outros lugares. “Clique aqui”, “Coloque seu e-mail”, “Deixe seu comentário”, “Saiba mais”, são só alguns exemplos. Porém, existem meios de como aproveitar todas as oportunidades que essa ferramenta traz, se você souber como usá-la. 

O que é call to action?

Pessoas que possuem um site querem ter número de acessos, e alguns conteúdos fazem mais sucesso que outros, o que é normal. Para resolver isso, você pode apoiar um conteúdo menos acessado em outro. Entretanto, é necessário fazer com que o usuário que entrar no seu site realize as ações desejadas, o ideal é que você o guie para isso, mostrando outros materiais ou apresentando mais do seu trabalho. O call to action é responsável por fazer isso e saber como usá-lo é uma boa estratégia de marketing digital. 

Call to action ou CTA, significa chamada para ação, e é amplamente usado por sites, em forma de links, cadastros, frases ou outros itens que servem como um incentivo para as pessoas realizarem ações. Existem muitos meios de usar essa ferramenta e trazer vantagens, tanto para o seu público quanto para você. Então, aprender como usar o call to action da forma correta para alavancar os números do seu site é essencial para o crescimento. 

Por que usá-lo?

Antes disso é importante saber o porquê usamos essa ferramenta. Além de gerar um maior engajamento para o seu site, o Call to action é muito importante para atrair o público para consumir mais dos seus conteúdos. Essa fórmula dá tão certo que até a ferramenta SEO do Google, que ajuda os donos de páginas a possuírem um tráfego orgânico e um melhor posicionamento nos mecanismos de pesquisa, indica para os seus consumidores a colocar links de saída e entrada nos seus textos. Quer entender melhor sobre SEO? Clique aqui

Tipos de Call to action

Existem muitos tipos de Call to action, mas usá-los de forma incorreta pode ser muito prejudicial, e acabar por afastar o público e não convertendo. Agora vamos explicar como alguns modelos de CTA funcionam, além de oferecer algumas ideias de como melhorar a conversão.

1 – Teste grátis – Muitas pessoas gostam de experimentar produtos antes de efetivarem a compra. Se possível não peça nenhuma forma de pagamento antes que o tempo determinado grátis acabe, isso faz com que o usuário desista de experimentar o seu produto com medo que haja alguma cobrança. 

2 – Materiais informativos para download – O ideal é oferecer um produto bem completo e cheio de informações importantes, para que o consumidor fique bem tentado a baixá-lo. A dica é pedir um e-mail ou até mesmo um cadastro da pessoa na sua página para que ela consiga baixar o arquivo. Dessa forma, você adquire mais um lead, com potencial alto para comprar seus produtos.

3 – Simples e direto – Não enrole e seja claro, use frases como: “clique aqui e comece”, “aproveite agora”, “comece já essa experiência”, entre outras. Atinja o público resolvendo imediatamente a sua dor, oferecendo o que ele deseja. O Spotify é um bom exemplo, pois deixa seu site simples, com poucas informações e a chamada para ação: “Obtenha o spotify free”.

Como usar o call to action da forma correta?

Usar o call to action não é somente colocar um link para outro conteúdo ou oferecer algum download grátis, por exemplo. É preciso fazer uma associação, oferecer algo para o seu público, que vai despertar interesse ou complementar o assunto do seu texto. O principal objetivo do CTA é a conversão, seja para um cadastro, baixar um arquivo, ler um e-book, ou para ler mais artigos do seu site. Para isso existem algumas dicas para usar a ferramenta de uma forma mais funcional:

  • Faça textos mais criativos, que atraiam o público;
  • Teste todos os Call to actions até encontrar qual mais deu conversão para você;
  • Use letras maiúsculas, cores diferentes, tente chamar atenção para a sua chamada;
  • Coloque o CTA em um lugar específico e bem evidente, para atrair o leitor;
  • Use verbos no imperativo e seja mais incisivo, dê uma ordem ao seu usuário, para que assim ele faça o que você quer. 

Coloque em práticas essas dicas e veja como o Call to action pode ser o ideal para ter mais conversões no seu site. Quer mais dicas para complementar o seu site? Leia mais textos clicando aqui.

Adoraríamos conversar com você sobre seu projeto

Ligue para: (32) 98404-9447

ou acesse nossa pagina de Contato

WhatsApp chat