A experiência do usuário (UX) é um dos elementos mais cruciais no marketing e no atendimento ao cliente. Já, inúmeros estudos estão mostrando sua correlação com o aumento da fidelidade à marca, mas uma área em que permanece subutilizada é o web design. Um dos motivos é a falta de valorização de sua importância para as empresas.
As empresas tendem a se concentrar no uso das últimas tendências e inovações, muitas vezes em detrimento da imagem da marca. Um exemplo é o uso de elementos de design e cores inconsistentes com a identidade da marca. Outras áreas de preocupação são a navegação e o conteúdo ruins, que degradam em vez de melhorar a experiência do usuário.
Então, qual o impacto que o design de UX ruim tem nas empresas?
• Oitenta e oito por cento dos consumidores são menos propensos a retornar a um site após uma experiência ruim.
• Mais da metade dos consumidores abandonam uma página se ela demorar mais de três segundos para carregar. Como resultado, os varejistas perdem US$ 2 bilhões em vendas para sites de carregamento lento a cada ano.
• Oitenta e três por cento dos consumidores citam uma “experiência perfeita em todos os dispositivos” como importante para sua decisão de compra. Se um site não for otimizado para celular, ele terá cinco vezes mais chances de abandonar uma tarefa. Além disso, 62% são menos propensos a comprar após uma experiência negativa com a marca.
A má experiência do usuário no desktop e no celular equivale ao desgaste do cliente. Por outro lado, um bom design de UX pode ajudar as empresas a gerar mais leads, conversões e receita. Para melhorar a experiência do usuário, alguns contratam um designer de UX, enquanto outros usam os serviços de uma consultoria de design de UX.
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O Que e Experiência do Usuário e UX Web Design?
UX refere-se a como uma pessoa interage e experimenta um sistema, produto, serviço ou aplicativo. Além da utilidade, inclui também a percepção de eficiência, facilidade de uso e outros. Uma boa experiência do usuário nos negócios aumenta as taxas de conversão e a fidelidade do cliente.
Um termo que frequentemente surge com UX é User Interface (UI). No entanto, esses dois termos são diferentes, pois UI é um subconjunto de UX. Em particular, UI refere-se ao design visual (por exemplo, branding, cores, tipografia e layout). Por outro lado, UX é um termo amplo que descreve a interação do usuário e como os produtos funcionam.
Assim como a interface do usuário, o design da web do UX também é um subconjunto do UX. Em essência, refere-se ao processo que um designer de UX usa na criação de sites. Sites com um bom design de UX costumam ter um web design responsivo e proporcionam uma experiência mais significativa.
O Design UX é necessário para o crescimento
Por que as empresas precisam saber como melhorar a experiência do usuário adotando o design UX? A resposta curta é que uma empresa de design de UX ajuda a criar uma jornada de compra significativa. Uma experiência de usuário positiva, por sua vez, leva a uma maior satisfação do cliente.
Na próxima semana falaremos dos benefícios de sites que oferecem uma boa experiência do usuário.
Quer saber mais sobre como o UX ajuda sua empresa a fornecer aos clientes uma experiência positiva e contínua? Entre em contato conosco pelo telefone (32) 98404-9447. Teremos o maior prazer em responder a todas as suas perguntas.