O Google é o maior sites de buscas do mundo e, no Brasil, não poderia ser diferente, sendo o buscador com 85% de participação na utilização da internet dos brasileiros. A famosa brincadeira “joga no google” já se tornou realidade há muito tempo. Atualmente, as pessoas procuram resultados, dúvidas, locais, produtos, serviços e tudo mais o que for necessário através do site.
Nesse sentido, a ferramenta de buscas se torna uma fonte de respostas para problemas que as pessoas têm. Se você tem uma farmácia, pessoas que estão procurando por coisas relacionadas a remédios podem achar seu negócio mais facilmente, por exemplo. E, para isso, é essencial que você tenha um site. É através dele que as pessoas vão encontrar a sua empresa nas buscas.
O Google oferece algumas vantagens para você, além da plataforma de buscas e que pode facilitar com que as pessoas encontrem sua empresa.
O Google Meu Negócio
Um recurso bem interessante é o Google Meu Negócio. Quando você pesquisa por uma empresa específica, é através dessa plataforma que o Google irá apresentar detalhes do negócio buscado.
Desta forma, criando um perfil para a sua empresa, aumentam as possibilidades das pessoas encontrarem a sua empresa. Assim, as pessoas poderão acessar o seu site através dessa plataforma também. Lá, você pode adicionar:
- Localização no Google Maps
- Informações importantes como endereço, telefone e site
- Horário de funcionamento e horários de maior movimento
- Fotos da empresa
- Perfis em outras redes sociais
- Compartilhar novidades e ofertas da sua empresa
É importante que você tenha um site para adicionar no Google Meu Negócio. Cerca de 27% das empresas que utilizam o recurso não possuem link para o site, o que poderia ser uma grande oportunidade para aumentar os acessos.
Além disso, o recurso permite que as pessoas encontrem a sua empresa por proximidade. Por exemplo, quando você pesquisa “padaria” no Google, ele vai apresentar aquelas que se encontram mais próximo de você, e isso acontece através do Google Meu Negócio.
É preciso otimizar
Claramente, ter um site é algo muito importante para a sua performance nas buscas do Google. Porém, para ter um bom resultado, é necessário ter cuidado com algumas práticas que vão melhorar o seu SEO e, consequentemente, o seu posicionamento nas páginas de pesquisa.
Existem algumas ações que você pode fazer para que o seu site ganhe destaque no principal buscador da internet.
Conteúdo exclusivo
Produzindo um conteúdo exclusivo em seu site e que seja relevante para o seu público, você terá resultados melhores nas pesquisas do Google. É importante pensar em o que as pessoas estão procurando!
Segurança
É muito importante que os certificados do site sejam instalados e estejam ativos. O Google pune sites que não estejam nos padrões de segurança e é necessário pensar nesse fator se você deseja ter destaque.
Palavra-chave no título
A utilização de palavras-chave são essenciais quando se trata de buscas na internet. Pensando nisso, utilizar essas palavras no título do seu site é algo muito importante para que ele seja encontrado.
Usabilidade
Quanto melhor for a experiência do usuário com o seu site, mais você terá resultados positivos, não só na performance em sites de busca, mas também nos acessos a sua página. Por isso, tente manter o layout organizado e as informações claras, para que as pessoas tenham facilidade no uso da sua página.
Velocidade de carregamento
Segundo o próprio Google, o carregamento das páginas é essencial para um bom posicionamento na busca orgânica. É importante que você evite usar imagens muito pesadas, por exemplo, e revise erros nos códigos das páginas.
Responsividade
Existem algumas ações que você pode fazer para que o seu site ganhe destaque no principal buscador da internet.
Um ponto que o Google tem destacado bastante atualmente, é que sites mobile-friendly tem maior destaque em suas buscas. Hoje, sabemos que o uso de smartphone é uma realidade para a maioria dos brasileiros, visando a necessidade de adaptação dos sites para esse formato. Pensar na oportunidade de ter um site responsivo é um passo muito importante para melhorar o resultado nas pesquisas.