Toda empresa tem uma história para contar. Criação, gestão, inovação: tudo é feito por uma razão.
Para contar uma história e se conectar, uma empresa precisa primeiro desenvolver sua própria identidade. A identidade cultural, também chamada de ‘cultura corporativa’ é o primeiro passo. Ele rege o posicionamento, a operação e as estratégias da organização e influencia as decisões. O segundo passo é a identidade visual. Isso adiciona mais profundidade e dá às pessoas algo para lembrar da empresa.
O que é identidade visual?
Para funcionar adequadamente, uma empresa deve desenvolver sua própria identidade, baseada em um design exclusivo e gráficos bem definidos. Todos esses componentes compõem a ‘identidade visual’. Constituída pelo nome, logotipo, tipo de letra, paleta de cores e estilo gráfico, a identidade visual é essencialmente a história de uma empresa e os valores que esta pretende transmitir. É essencial para uma marca afirmar-se através dos meios impressos e online de forma uniforme, sendo um dos pilares fundamentais da estratégia de comunicação de uma organização.
“A maneira como você se apresenta visualmente é mais do que apenas cores e logo. Marcas que são consistentes com sua identidade visual ressoam mais efetivamente com seu público do que aquelas que não são.
Sua identidade visual é um reflexo exato da sua empresa, portanto, você precisa dedicar tempo e pesquisa para garantir que ela seja representada de maneira precisa e positiva e que esteja alinhada com suas mensagens faladas e escritas.
Bem, considere estes dois fatos:
- 95% da tomada de decisão de compra ocorre em um nível subconsciente;
- Os consumidores decidem sobre uma marca quase instantaneamente com base em sua identidade visual.
Estudos mostram que as pessoas:
- Podem processar imagens em apenas 13 milissegundos.
- Formam uma opinião sobre uma página da Web com base em seu apelo visual dentro de 50 milissegundos após vê-la.
- Avaliam uma marca em grande parte com base na paleta de cores que ela usa. Pela psicologia das cores.
Sem pressão, certo?
Quando se trata de marketing de conteúdo, a importância da identidade visual é primordial. Sem dar a devida atenção à sua identidade visual, você pode estar deturpando sua marca e tudo o que ela representa. Por sua vez, seu público pode obter histórias muito diferentes do seu conteúdo do que aquelas que você estava realmente tentando contar.
Sua identidade visual é refletida por meio de todo um ecossistema, que pode incluir um site, presença de mídia social, anúncios, blogs, vídeos, infográficos, e-books, cartão de visita, fachada, uniforme e muito mais. Coletivamente, esses pontos de contato transmitem seus principais valores, produtos e mensagens de uma maneira que se torna a assinatura de sua marca.
Rafaela Ornellas é especialista em Branding e pode lhe ajudar para melhorar o design de seu perfil profissional ou de sua empresa.