COVID-19 Continuação de Serviços - Projetos novos e existentes irão continuar conforme planejado, clique aqui para ler sobre as medidas que estamos tomando

A importância do conteúdo no processo de design de sites – Parte 02

Por que devemos começar com o conteúdo

Há uma máxima conhecida na indústria da construção que afirma que a forma segue a função. Cunhado pelo arquiteto Louis Sullivan, sua citação completa expressa essa ideia de maneira eloquente:

Seja a águia arrebatadora em seu vôo, ou a flor de maçã aberta, o trabalho-cavalo trabalhador, o cisne alegre, o carvalho ramificado, a corrente sinuosa em sua base, as nuvens à deriva, sobre todo o sol correndo, formam sempre segue a função, e esta é a lei, onde a função não muda, a forma não muda, as pedras de granito, as colinas, permanecem por séculos, o raio vive, entra em forma e morre, num piscar de olhos.

Louis Sullivan, 1896

Os arquitetos sabem que se um edifício não atender às necessidades do mundo real, ele seria impraticável, por mais bonito que pareça. Essa lei pode ser aplicada diretamente à maneira como construímos sites hoje. O papel relativamente moderno do designer UX foi planejado para atuar como a cola entre a forma e a função, preenchendo a lacuna entre a aparência de algo e como ele interage. Mas a verdade é que poucos projetos têm orçamento para um designer de UX dedicado e, como tal, essa responsabilidade geralmente recai sobre o designer da web, que pode estar mais preocupado com a estética.

O cliente, que nos procura em busca de orientação, está mais interessado no que um site pode fazer por ele. Portanto, seu papel é trazer seus objetivos de negócios e conhecimento especializado, não escrever páginas de conteúdo.

Você pode ver o problema? Surgiu uma lacuna cavernosa, que permite que a produção de conteúdo caia. Precisamos trazer a produção de conteúdo para o processo de design do nosso site, e isso significa criar um espaço para isso no início.

Naturalmente, esta extensão do nosso projeto terá um custo maior. Isso geralmente significa que a necessidade de produção de conteúdo profissional encontra resistência. Vamos dar uma olhada em algumas estratégias para lidar com isso.

Leia também: A importância do conteúdo no processo de design de sites – Parte 01

A importância de se contratar um profissional para redação

Não apenas a produção de conteúdo frequentemente representa um desvio indesejável para um designer, mas os clientes também o veem como um custo desnecessário. Devemos desafiar essa mentalidade, e isso começa abordando os aspectos positivos. O texto do site profissional irá:

  • Consolidar e solidificar a mensagem geral da marca.
  • Economizar muito tempo no desenvolvimento.
  • Tornar o design (e o processo de design) mais eficazes.
  • Resultar em uma melhor experiência do usuário final.

O resultado? O conteúdo escrito profissionalmente gerará um maior retorno sobre o investimento geral.

A razão pela qual os clientes muitas vezes alegam que “não podem pagar” os direitos autorais é porque eles não entendem o que isso pode fazer por eles. Eles não avaliam o potencial de retorno e, portanto, hesitam em fazer o investimento. Veja os pontos acima para entender a importância de um bom conteúdo, não apenas na web, mas nas comunicações de negócios em geral.

No próximo texto vamos dar uma olhada em algumas estratégias para inserir a escrita de conteúdo no processo de criação do site.

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no reddit
Compartilhar no email
Compartilhar no print

Adoraríamos conversar com você sobre seu projeto

Ligue para: (32) 98404-9447