Logo WSWD Web e Design

A importância do conteúdo no processo de design de sites – Parte 01

A importância do conteúdo no processo de design de sites - Parte 1

Como designers, muitas vezes somos sobrecarregados com a responsabilidade de produzir e gerenciar o conteúdo do site. Não é nosso trabalho escrevê-lo, mas também não é do cliente. Em muitos casos, surge um vácuo que acaba sendo preenchido com conteúdo pobre. Podemos evitar desastres incluindo a produção de conteúdo no processo de design.

Ao embarcar em um novo projeto para web site, os designers tendem a se concentrar na estética e na funcionalidade de seu trabalho. Isso significa que a escrita de conteúdo é uma tarefa muitas vezes empurrada para o cliente cumprir. A infeliz consequência desta decisão é que o conteúdo do site chega tarde demais, no formato errado e de baixa qualidade.

21 anos atrás, o consultor de usabilidade Jakob Nielsen disse o seguinte sobre o conteúdo escrito por leigos:

“O maior problema é que a maioria das pessoas são (e sempre foram) criadores de conteúdo ruins. É por isso que temos escritores, designers gráficos, cineastas, palestrantes, músicos e outros tipos de profissionais de mídia. Quando uma pessoa comum tenta criar conteúdo, normalmente não tem muito a dizer e o que dizem costuma ser dito incorretamente.”

Jakob Nielsen, 2000

Quando se trata de escrever conteúdo, lamento dizer que os clientes geralmente não são muito bons. Meus clientes são incríveis em muitos aspectos, mas escrever conteúdo persuasivo e informativo que estimule o leitor a agir geralmente não é um de seus talentos.

Às vezes, sinto que passei metade da minha carreira esperando que os clientes escrevessem conteúdo. A outra metade foi gasta tentando garantir que o que quer que eles produzam não estrague o design.

A produção de conteúdo dentro do processo de design do site pode ser difícil de gerenciar. Nestes artigos, compartilho minhas principais lições de anos de experiência, bem como ofereço algumas dicas para aprimorar seus próprios procedimentos.

Leia também: Seo – Saiba qual a importância dessa técnica

A diferença entre design e conteúdo

Em sua forma mais essencial, o conteúdo é o material que os usuários consomem. O conteúdo pode assumir a forma de palavras, imagens, vídeo e áudio. É o material tangível que as pessoas consomem cognitivamente, onde design é a apresentação desse conteúdo, influenciando como as pessoas se sentem no momento. Eles são simbióticos, mas distintos por direito próprio.

Um equívoco comum entre clientes, e até mesmo entre os designers, é que design e conteúdo são a mesma coisa. Como tal, torna-se extremamente difícil saber onde termina o trabalho do designer. A maioria dos web designers reconhecerá que não é seu trabalho criar conteúdo de vídeo, mas, ao mesmo tempo, eles podem se perder na produção de conteúdo escrito. Isso não é um problema se o designer tem a experiência e os recursos para entregar esse aspecto fundamental do projeto, mas na maioria das vezes eles não têm, e nem seu cliente. A realidade é que design e conteúdo são completamente separados.

É imperativo, portanto, que o conteúdo tenha seu lugar ao lado do design visual durante o processo de desenvolvimento da web.

No próximo post iremos falar sobre a importância de começar com o conteúdo e as vantagens utilizar um redator profissional para criação do conteúdo.

Até lá.

Adoraríamos conversar com você sobre seu projeto

Ligue para: (32) 98404-9447

Projetos

Confira alguns de nossos projetos