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O Google Analytics 4 está chegando, mas você está pronto?

O Google Analytics 4 está chegando, mas você está pronto?

O Google Analytics 4 representa uma maneira fundamentalmente diferente de coletar dados e sinaliza a crescente sobreposição entre conteúdo e desenvolvimento de aplicativos da Web e para dispositivos móveis. As empresas que ainda não instalaram o GA4 precisam se familiarizar com ele rapidamente – falta pouco tempo para o Google descontinuar o Universal Analytics e o GA4 se tornar o único serviço de análise de dados disponível na plataforma.

Em 1º de julho de 2023, as contas do Universal Analytics (UA) pararão de coletar dados e, um ano depois, em 1º de julho de 2024, as contas do Google Analytics 360 (GA360) também serão interrompidas. Eles estão sendo substituídos pelo Google Analytics 4 (GA4), um novo produto do Google que permite aos usuários coletarem dados da Web e de aplicativos separadamente ou em uma propriedade contínua.

Mas se você ainda não implementou o GA4, continue lendo e prepare-se — você não tem muito tempo!

O que é Google Analytics 4?

O GA4 não é um simples redesenho do UA. É um produto totalmente novo, que até 1º de julho de 2023 pode ser instalado junto com seu perfil UA existente.

Se você é novo no Analytics, no entanto, o GA4 é a plataforma padrão do Google Analytics. Substituiu a UA em outubro de 2020.

O Google Analytics costumava ser dividido entre propriedades da web — o que poderíamos chamar de análise ‘tradicional’ — e Analytics para Firebase, que atende especificamente às necessidades do aplicativo.

O GA4 unifica os dados dos usuários e, mais importante, fornece ferramentas de análise flexíveis e poderosas dentro dos limites do rastreamento sem cookies e do gerenciamento de consentimento.

Universal Analytics vs Google Analytics 4: o que muda?

A implementação do GA4 não significa que você precisa se livrar de sua configuração existente do Analytics. Por enquanto, você deve manter isso em vigor – seus valiosos dados históricos estarão disponíveis por mais 6 meses e complementarão os insights coletados do GA4. Mas a partir de 1º de julho do próximo ano, o GA4 se tornará a única plataforma analítica do Google.

Se você estiver configurando o Analytics pela primeira vez, poderá começar a usar o GA4 imediatamente, sem precisar criar um perfil UA separado. Mas se você estiver fazendo a transição do UA para o GA4, várias mudanças ocorrerão devido às crescentes restrições de privacidade de dados.

Regionalidade do Google Signals

Lançado em 2018, o Signals é um produto do Google que coleta dados de usuários que optaram pela personalização de anúncios. Os dados são anonimizados e disponibilizados para integração em relatórios e construção de audiência. Os sinais podem ser desabilitados para países específicos e incluídos para outros. Esse nível de controle pode ser vital por razões políticas ou socioeconômicas, porque, embora não seja necessariamente um requisito do GDPR, ele permite que regiões inteiras sejam excluídas da admissão.

Registro de endereço IP

O Google desativou o registro de IP; todo o processamento para locais agora será repassado para GA. Isso atende aos requisitos do GDPR e atenua quaisquer problemas de conformidade que possam surgir durante a transferência de informações de identificação pessoal (PII).

Localização granular e coleta de dados do dispositivo

Vários pontos de dados não são mais padrão, incluindo cidade, informações do dispositivo e versão do navegador. Algumas empresas podem optar por não coletar esses pontos de dados para garantir que estejam totalmente em conformidade com o LGPD. Esses pontos de dados que não são mais padrão ainda podem ser coletados de acordo com as regiões especificadas.

Dados da UE

Os dados da UE estavam sendo transferidos para os EUA para processamento, mas essa prática foi obsoleta. Os dados da UE agora são processados ​​dentro da UE para cumprir o GDPR.

Quais são os novos recursos que o Google Analytics traz?

Com o GA4, uma variedade de métricas com as quais os usuários do UA estão acostumados foram alteradas, descontinuadas ou substituídas.

De exibições de página a exibições

O GA4 prioriza as exibições em relação às exibições de página porque unifica as propriedades da Web e do aplicativo: as exibições abrangem exibições de tela e exibições de página. Mas, como acontecia anteriormente, as visualizações repetidas do mesmo conteúdo são contabilizadas individualmente.

O Identity Spaces

GA4 vem com quatro métodos de identidade distintos, que juntos produzem uma visão unificada das jornadas do usuário entre dispositivos:

  • ID do usuário
  • ID de dispositivo
  • modelagem
  • Sinais do Google.

Todos os dados associados ao mesmo usuário, ou seja, associados à mesma identidade, são atribuídos ao mesmo espaço de identidade. Os espaços de identidade são usados ​​em todos os relatórios do GA4, permitindo que marcas e anunciantes desdupliquem sua lista de usuários e obtenham uma compreensão mais rica de seu relacionamento e interações com seus negócios.

Da duração média da sessão ao tempo médio de engajamento

Embora as duas métricas sejam calculadas de forma diferente, o tempo médio de engajamento relata o que a duração média da sessão sempre tentou encapsular: foco do usuário em páginas da web ou telas.

Novas métricas

Adeus medições comportamentais do usuário desatualizadas, como taxa de rejeição e duração média da sessão. Com o GA4, novas métricas para entender o comportamento incluem sessões engajadas e taxas de engajamento, que são mais impactantes do que as métricas antigas.

De metas a conversões

Essa mudança é principalmente semântica. Isso aconteceu devido à depreciação da hierarquia categoria-ação-rótulo de eventos anteriores. Dito isso, ainda é importante observar que o GA4 contará todas as instâncias de um evento de conversão, mesmo que ocorra várias vezes na mesma sessão. Por exemplo, se o mesmo usuário preencher um formulário três vezes em uma sessão, essa conversão será contabilizada três vezes.

Listas de público multiuso

Quando você cria um público no GA4, ele é importado automaticamente e fica disponível para remarketing no Google Ads no YouTube e nas Redes de Pesquisa e Display do Google. Por outro lado, os anunciantes que usam UA precisam recriar públicos no Google Ads que já criaram no Analytics.

De sessão para sessão,

o GA4 altera ligeiramente a definição de quando uma sessão foi criada. Agora é determinado quando o início de uma sessão é acionado. Isso gera um ID de sessão que é anexado a cada evento que ocorre na sessão. As sessões terminam após 30 minutos ou no período limite definido. Eles não podem mais reiniciar à meia-noite ou quando novos parâmetros de campanha forem encontrados.

Uma exibição de dados diferente

O modelo de dados do UA é baseado em ocorrências, caracterizado por sessões e exibições de página. Estes últimos são o ponto de partida da coleta de dados no UA, enquanto no GA4 a principal métrica são os eventos.

Quais são os benefícios comerciais do Google Analytics 4?

Ao aproveitar os componentes de IA e aprendizado de máquina para um futuro quase sem cookies, o GA4 é um passo na direção certa em termos de fornecer às empresas os insights de que realmente precisam.

Relatórios simplificados e organizados

O GA4 introduziu várias novas ferramentas de relatórios de interesse para profissionais de marketing e analistas da Web, e os relatórios existentes da Web e de aplicativos foram reorganizados na interface do usuário da plataforma. O benefício de destaque dessas mudanças é a visão unificada do usuário entre o aplicativo e o site, mas também vale a pena notar que o Google renovou sua ferramenta de relatórios personalizados como um ‘hub de análise’. Isso oferece mais flexibilidade, com relatórios personalizados e ad hoc.

Escopos unificados de métricas e dimensões

O GA4 reúne a visão entre o aplicativo e a Web, o que provavelmente é a maior vantagem que ele traz. As iterações anteriores do Analytics exigiam tags e propriedades separadas, o que às vezes levava a métricas e dimensões inconsistentes. Lembre-se de que, ao começar com o GA4, você não terá nenhum dado histórico ou de 24 horas, mas logo começará a ver esse preenchimento.

Novos controles de dados preocupados com a privacidade

Relatórios unificados e a jornada do usuário entre plataformas têm sido um desafio constante desde o início do desenvolvimento de aplicativos e da Web. O GA4 representa um reconhecimento dessas necessidades e do fato de que elas estão se tornando cada vez mais complexas diante de regulamentações de dados exponencialmente mais rigorosas. Como os defensores da privacidade criticam a coleta de dados de terceiros, o Google agora está pronto para adotar dados anônimos de terceiros, juntamente com o rastreamento consentido. Ao unificar propriedades e escopos de coleção (e anunciar recursos significativos do lado do servidor), o Google está se afastando das dependências do lado do cliente.

Como serão minhas operações usando o Google Analytics 4?

Nos últimos anos, vimos usuários e sessões trocando de lugar no Analytics, uma referência a um futuro em que os analistas rastreiam os usuários por meio de dados sessão a sessão. GA4 manifesta essa mudança por completo. O rastreamento baseado em eventos sobre o rastreamento baseado em ocorrências produz um grau de granularidade nos dados que simplesmente não era possível antes.

Enquanto isso, categorias antigas, como ação e rótulo, foram descontinuadas, e todas as interações com um site agora são ingeridas no mesmo nível de granularidade. Uma exibição de página acontece no mesmo nível de detalhe que um clique no link. Essa configuração de nível precisa permitir uma flexibilidade que, de outra forma, seria mais limitada. A questão agora é menos “O que aconteceu na sessão?”, Mais “Como o usuário se comportou na sessão?” Fundamentalmente, os pontos de dados estão sendo traduzidos em ações humanas.

Como acompanho meus dados de marketing e crio relatórios no Google Analytics 4?

Você pode configurar um modelo de atribuição padrão para suas necessidades de relatórios em Configurações de propriedade. Você também pode especificar uma janela de lookback, cujo padrão são os últimos 30 dias. Isso marca uma evolução radical do UA, cujo padrão era último clique não direto, que não podia ser alterado na conta — diferentes modelos eram comparáveis ​​apenas em uma guia específica.

Com os modelos de atribuição do GA4, as visitas diretas são excluídas do recebimento de crédito de atribuição em todos os modelos de atribuição, a menos que o caminho de conversão seja apenas visitas diretas. Os modelos foram e continuarão sendo apresentados em datas diferentes, com seus dados disponíveis apenas a partir de suas datas de início. Se você selecionar dados fora da janela disponível, verá apenas alguns deles.

Os relatórios de atribuição do Google Analytics anteriormente analisavam como um site adquiriu a sessão de um usuário, mas o GA4 se concentrará em como o usuário foi adquirido em primeiro lugar, bem como em como suas sessões subsequentes foram adquiridas.

Há também uma variedade empolgante de métricas exclusivas do GA4:

  • Contagem de eventos: número de ocorrências ou eventos acionados
  • Usuários ativos: número de usuários ativos em um período de 28 dias
  • Taxa de engajamento: porcentagem do total de sessões que foram sessões engajadas
  • Tempo médio de engajamento: soma calculada das durações de engajamento do usuário por usuário ativo
  • Sessões engajadas: número de sessões que duraram mais de 10 segundos e tiveram um evento de conversão ou pelo menos 2 visualizações.

Como migrar para o Google Analytics 4?

GA4 é um novo produto em si. Você não pode simplesmente clicar em um botão para atualizar sua propriedade UA ou GA360 existente – você deve criar uma propriedade totalmente nova para GA4, e seu site precisará da marcação apropriada para começar a coletar dados.

Embora o Google forneça um serviço de espelhamento para traduzir tags UA para GA4, você não deve confiar nele – na verdade, o próprio Google recomenda que você não o faça. As diferenças inerentes na estrutura de dados provavelmente confundirão sua configuração, e quaisquer problemas ou erros de sua configuração antiga podem ser transferidos para seu GA4. É muito melhor começar do zero com o GA4 e preparar sua empresa para o sucesso enquanto saudamos uma nova era em análises.

3 perguntas simples a serem feitas antes de implementar o Google Analytics 4:

  • Devo migrar para o rastreamento do lado do servidor?
  • Meu aplicativo está executando a versão mais recente do Firebase SDK?
  • O Gerenciador de tags existente ou a integração da gtag está coletando todos os dados que deveria?

Por fim, lembre-se de que, para ter os dados YoY disponíveis no GA4 antes da descontinuação do UA e do GA360, você precisará ter implementado totalmente o GA4 até 1º de julho de 2023, os dados de descontinuação do UA. Caso contrário, seu GA4 terá lacunas e isso complicará suas análises YoY de 2023.

E se eu não tiver tempo agora para aprender a usar o Google Analytics 4?

Os dados do GA4 são avançados a partir da data de instalação. Quanto mais cedo você os obtiver, mais dados históricos terá. Por esse motivo, você deve adicionar o GA4 ao seu site o mais rápido possível.

Proprietários de empresas estão ansiosos – nós entendemos. Portanto, mesmo que você não tenha tempo agora para se familiarizar com o GA4, tente pelo menos instalá-lo, pois a captura de dados começará imediatamente. Deixe-o correndo em segundo plano. Quando finalmente estiver pronto para aprender como usá-lo, você terá uma riqueza de informações estatisticamente significativas prontas para uso.

Pode levar algum tempo para entender os novos insights disponíveis do GA4. Historicamente, os dados do Google Analytics foram gerados por exibições de página, fornecendo métricas agora familiares para nós, como taxa de rejeição, número de usuários e novos usuários e número de sessões e sua duração média. Por outro lado, os dados do GA4 são mais orientados para a compreensão do ciclo de vida do cliente e, portanto, incluem informações sobre retenção, aquisição, engajamento e monetização.

Vale a pena mudar para o Google Analytics 4?

Resposta curta: sim.
Resposta longa: Com certeza sim!

Se você ainda tiver dois perfis, GA4 junto com UA ou GA360, é melhor usá-los individualmente e em conjunto, para ver quais métricas estão relacionadas ou se influenciam. Em breve você começará a ligar os pontos. Avançando, a compreensão que você obterá de como A impacta B e B impacta C será inestimável.

Venha a descontinuação do UA, veremos os proprietários de sites que ainda não instalaram o GA4 se esforçando para configurá-lo. Não há visão mais triste do que um proprietário de site lutando. (Tente dizer isso depois de tomar alguns.) Portanto, comece a se preparar o mais rápido possível. Exporte e mantenha cópias impressas de dados históricos para seus registros – não será transferível de seu UA ou GA360 devido às diferenças em seus modelos de dados e como suas definições funcionam e operam.

Leve todo o tempo que puder para se familiarizar com o GA4. Afinal, em última análise, você executa a maioria das suas decisões de negócios de acordo com o Analytics, certo? Os dados com os quais você trabalha no futuro devem ser os mais precisos possíveis.

Este é um momento muito emocionante na análise. Porque o GA4 apresenta uma maneira totalmente nova de analisar seus dados. É claro que isso pode parecer assustador, especialmente se você está acostumado com UA ou GA360 há anos – mas quando você vir as inúmeras possibilidades se abrirem diante de você, você se perguntará como conseguiu ficar sem.

Se precisar de ajuda ou orientação, seja para exportar seus dados do UA ou do GA360, familiarizar-se com a interface e metodologia do GA4 ou entender como aproveitar seus insights, entre em contato conosco. Temos administrado contas GA4 de inúmeros clientes desde que a plataforma substituiu o UA como padrão do Google em outubro de 2020 e teremos o maior prazer em ajudá-lo também.

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