O modelo de conteúdo, que começou no Snapchat e logo foi adotado pelo Instagram, recentemente chegou ao Facebook e WhatsApp, e não deve parar por aí. Conforme a novidade ganha popularidade entre os usuários das redes, muitas empresas se perguntam se este é ou não um recurso que vale a pena ser explorado de forma profissional ou se é algo restrito apenas ao grande público.
Bem, primeiro é preciso dizer que sim, é possível usar o stories nas redes como uma forma eficiente de se comunicar com o público e alavancar suas vendas. Para se ter uma ideia do poder desse instrumento, dos 600 milhões de usuários do Instagram, mais de 150 milhões utilizam o stories e um terço das postagens mais vistas são de empresas. Os dados são do próprio Instagram.
Além de o público ser grande, outro importante atrativo para as marcas é que, diferentemente dos posts convencionais, o que é publicado no stories fica no topo da tela do Facebook e do Instagram. Isso significa que o conteúdo deve ter mais destaque do que algo que é publicado na timeline e tem de esperar ser encontrado pelo usuário.
Mas, como essa ferramenta tem uma dinâmica própria, é necessário entender bem em que momento faz sentido utilizá-la.
1 Promoções relâmpagos
Talvez esse seja um dos melhores usos que as marcas podem fazer do stories. Quando você publicar um storie em uma rede social, a foto ou o vídeo vai desaparecer depois certo período de tempo. Isso cria nos usuários um senso de urgência e pode ser muito útil na hora de divulgar promoções que vão vigorar por pouquíssimo tempo.
Vamos imaginar, por exemplo, que você tem uma loja de doces e quer fazer um grande saldão depois da Páscoa para esgotar seu estoque de ovos de chocolate. No entanto, você precisa fazer isso rápido, porque, se não acabar com esses produtos, eles vão passar do prazo e lhe trarão prejuízo. Nesse caso, pode ser uma boa ideia usar o stories para divulgar o seu saldão especial, que vai durar apenas um dia.
Qualquer outro tipo de promoção ou campanha que tenha um tempo limitado de vigência também pode funcionar muito bem no formato do stories.
2 Cobertura de eventos e outros acontecimentos especiais
Muitas pessoas usam o stories para publicar conteúdos nas redes sociais que elas querem mostrar ao público, mas que preferem que não fiquem permanentemente nos seus históricos.
As empresas podem usar essa lógica para publicar materiais sobre acontecimentos passageiros que, se postados diretamente nas redes sociais, de forma tradicional, poderiam deixar a timeline muito carregada.
Vamos supor que o seu saldão está sendo um grande sucesso e você resolve sortear, de hora em hora, um ovo de páscoa de 1 quilo para quem estiver na loja. Ao invés de publicar na sua timeline e correr o risco de incomodar seus seguidores, que vão ver a toda hora um conteúdo muito parecido, você pode postar os sorteios no stories. Assim, só quem realmente estiver interessado nos sorteios vai visualizar o conteúdo.
3 Transmissões ao vivo
O stories do Instagram tem uma funcionalidade extra bem bacana: é possível fazer transmissões de vídeo ao vivo, que permitem conversar diretamente com os espectadores. Esse formato é ideal para tirar dúvidas do consumidor, mostrar como funcionam seus produtos, divulgar novidades e até cobrir eventos que sua marca esteja promovendo ou participando.
Normalmente, os seguidores do perfil recebem uma notificação convidando-os para assistir à transmissão antes que ela acabe, algo que é muito positivo para aumentar sua audiência.
4 Back-office e Making off
Todo mundo adora ter acesso a conteúdo exclusivo, e quem compra um produto, geralmente, está interessado em saber como é o processo de produção e o dia a dia da empresa com a qual vai fechar negócio. E o stories é um excelente recurso para fazer isso!
Se você faz bombons artesanais, além de publicar as fotos dos doces já prontos, que tal fazer pequenos vídeos e tirar fotos durante a produção? Ver o chocolate sendo derretido e os recheios sendo preparados, com certeza, vai encher os olhos dos seus clientes.
Essa, também, é uma forma segura e eficiente de se mostrar transparente e até de aproximar o consumidor, que vai sentir que sabe tudo sobre sua marca e como é o seu trabalho.
O stories oferece diversas possibilidades, independentemente do seu segmento de negócio, e vale a pena apostar nessa funcionalidade que, com certeza, veio para ficar.
Fonte: Revista Wide