Saiba o que fazer para reestruturar o seu site

Saiba o que fazer para reestruturar o seu site

O aumento significativo de pessoas com acesso à internet cria uma necessidade de construir uma boa imagem online. Contar com um bom site significa ter uma representação de sua instituição ou empresa no meio digital. Na web a aparência conta muito na hora de contratar um serviço ou comprar um produto. Caso o cliente não ache o seu site atrativo ou tenha dificuldades ao acessá-lo, com certeza irá continuar pesquisando e encontrando um de seus concorrentes.

Ter um site com um design ultrapassado pode ser crucial para apresentação de seu conteúdo. Isso pode gerar uma impressão que o seu trabalho ou o conteúdo ofertado não tem uma boa qualidade. O redesign pode ser uma solução para você reverter isso. 

Você deve estar se perguntando: O que é redesign?

Calma! O redesign é o processo de renovação do site existente. Não é uma reconstrução total de sua plataforma, mas sim o redesenho concentrado em aspectos específicos do seu site. Isso significa que o núcleo da funcionalidade dele permanece intacto, mas outros elementos são retocados. É como uma planta que você sempre tem que trocar o espaço em que ela foi plantada à medida que cresce.

Um redesenho de um site pode ser feito em várias áreas que precisam de uma repaginada. Você pode atualizar o branding (logotipo, estética, etc), conteúdo, modelo do site, otimizar os mecanismos de pesquisas, integração de mídia social, melhorar a experiência com usuário, entre várias coisas.

Leia também: 7 razões pelas quais sua empresa precisa de um site

Mas antes de tomar qualquer decisão, é importante você conhecer bem a sua plataforma. Para isso listamos um passo a passo para não esquecer o que fazer na hora de redesenhar seu site.

Conheça bem o seu site

Essa é prioridade do processo de reformulação do site. Nessa primeira etapa é necessário saber o que está funcionando em sua plataforma e o que não está. Com isso você vai identificar em quais áreas o seu site precisa de uma atenção especial para se tornar mais atrativo. Essa etapa é importante, pois ajudará a garantir que você não quebre o que está dando certo e traga os benefícios necessários. 

Conheça os visitantes atuais e seu público-alvo ideal 

Quando você sabe o que leva as pessoas ao seu site e quem você deseja que ele atraia, a direção que o redesenho do site deve seguir fica mais objetiva. Geralmente, os visitantes estão curiosos sobre a sua marca, produto ou serviços que oferta e têm sede de saber mais sobre isso, já que tem o que ele busca. Outro ponto importante que vale destacar é que seu visitante está pronto para comprar o seu produto ou contratar o seu serviço e por isso está em busca de detalhes em seu site para adquirir ou tirar dúvidas.

Além disso, existem várias ferramentas que você pode usar para analisar os visitantes atuais do site. A criação de personas de clientes o ajudará a determinar quem é seu mercado-alvo ideal e o que ele deseja. 

Conheça o seu concorrente

Saber o que o seu concorrente está fazendo não significa que você deve ir lá para copiar a estratégia dele. Muito pelo contrário, é preciso fazer melhor. Conhecer o seu concorrente é saber como você deve se posicionar no mercado e isso o auxilia a ter uma referência para fazer a atualização do seu conteúdo, listando as melhores práticas, as tendências do mercado, os recursos e funcionalidade que você pode adicionar ao seu site atualizado e, claro, perceber erros.

Faça um relatório com métricas de sucesso

Um Indicador-chave de desempenho, também conhecido como KPI (Key Performance Indicator) é a ferramenta de gestão para se realizar a medição e o consequente nível de desempenho e sucesso de uma organização ou de um determinado processo, focando no “como” e indicando quão bem os processos dessa empresa estão, permitindo que seus objetivos sejam alcançados. Antes mesmo de enviar uma proposta de reformulação do site, você precisa ter descrito as métricas que serão usadas para medir o sucesso ou a falha do processo de reformulação do site. Sem métricas claras de medição, sua empresa não poderá determinar o sucesso do redesenho do site e por qual porcentagem o redesenho afetará a empresa. 

Os itens listados acima são apenas algumas das coisas que você precisa saber para ter sucesso na reestruturação de sua plataforma. Se você tem um site que está obsoleto, a WSWD Web e Design oferece a você o serviço de Redesign, em que atualizamos o design e tecnologia de todo o seu site. Fale conosco!

Adoraríamos conversar com você sobre seu projeto

Ligue para: (32) 98404-9447